quinta-feira, 21 de maio de 2009

Penitenciária está prestes a explodir, admite oficial da PM

No AMAZÔNIA:

Não se sabe ao certo como a fuga começou e nem como os detentos renderam os policiais. O tenente-coronel Luiz Fernando Furtado revelou que o complexo de Americano continua superlotado - abriga mais de 4.500 presos. Por isso a situação é cada vez mais difícil. 'Está para explodir. Falam bastante das fugas da Colônia Heleno Fragoso, que teve quase mil fugas no ano passado, mas em compensação, foram mais de 1.200 detentos transferidos para lá. O Sistema (Penitenciário) não está dando conta da demanda', admitiu.
Disparos - Entre 15h e 17h40, cinco disparos foram escutados de dentro do CRA III, mas não se sabe se eram tiros de armas de fogo ou de armas de borracha, nem o que provocou disparos. Várias vezes as equipes de reportagem presentes no local ouviam de funcionários da portaria do Centro que deveriam se retirar e que ali ninguém prestaria informação. A movimentação continuou normal enquanto PMs ficavam de prontidão. A todo momento chegavam viaturas de seccionais de Belém e da Região Metropolitana transportando presos transferidos. 'Já contornamos a situação, estamos só arrumando os presos, que estão nervosos e podem se exaltar ainda mais com a presença da reportagem', disse o cabo Alex, da PM, justificando o impedimento da entrada da imprensa, ainda quando o bloqueio para passagem começava na estrada de terra que leva ao CRA III.
Transferido - Janderson, o preso que conseguiu escapar e foi recapturado, foi levado para a Seccional de Santa Isabel. Lá o delegado de plantão, Caubi de Souza, informou que ele, assim como Laudelino - o detento que morreu tentando escapar da penitenciária - cumpriam pena em Americano por assalto a mão armada, mas não soube informar há quanto tempo estavam presos.
O preso recapturado não deve ser autuado, pois tentativa de fuga não configura crime. 'O que deve acontecer é algum tipo de punição disciplinar que esteja previsto na legislação interna do CRA, como impedimento de visitação ou algo do tipo', adiantou o tenente-coronel Luiz Fernando Furtado.

Nenhum comentário: