quinta-feira, 21 de maio de 2009

Preso morre durante fuga em Americano

No AMAZÔNIA:

Uma tentativa de fuga terminou com um preso morto no Centro de Recuperação de Americano III (CRA III), no município de Santa Isabel, ontem à tarde. Laudelino Barbosa de Oliveira, de 25 anos, estava armado com um revólver de fabricação caseira quando tentava pular para a área da Colônia Agrícola Heleno Fragoso, que, assim como o CRA III, faz parte do Complexo Penitenciário de Americano. Houve troca de tiros e o detento acabou morrendo depois de ser atingido no peito, de acordo com o comandante do Batalhão de Policiamento Penitenciário (Bpop), tenente-coronel Luiz Fernando Furtado.
Outro preso, Janderson Trindade dos Anjos, de 21 anos, chegou a escapar para os arredores da penitenciária, mas foi recapturado cerca de 20 minutos depois da fuga. Procurado para prestar informações sobre o a tentativa de fuga, o diretor do CRA III, identificado apenas como major Mauro, disse para a equipe de reportagem procurar a assessoria de imprensa da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), mas ninguém foi localizado, à noite, para falar sobre o caso.
O tenente-coronel Luiz Fernando Furtado disse que estava no quartel do Bpop, instalado dentro do CRA III, quando ouviu os disparos. 'Corremos para ver o que acontecia e identificamos que se tratava de uma situação de tentativa de fuga, isso por volta das três horas da tarde', contou ele. 'Um (Janderson) conseguiu escapar mesmo, correu para o matagal que tem em volta do centro, mas os policiais correram atrás dele, que se entregou direitinho', afirmou. 'Já o outro (Laudelino) chegou a disparar contra os PMs, e aí não teve jeito, ele estava pulando, tivemos que atirar e ele acabou atingido no peito, se não me engano, e morreu', disse o tenente-coronel. Já passavam das 19 horas quando carro de remoção do Instituto Médico Legal de Castanhal chegou ao CRA III para levar o corpo.
Na entrada do Centro, não havia grande alarde com a tentativa de fuga, mas a situação era tensa. Assim que a tentativa de fuga começou, um carro do Bpop foi posto à frente da estrada de terra que leva à entrada do CRA III para impedir que qualquer pessoa - incluindo as que integram as equipes de reportagem - chegasse perto dos portões do presídio.
Um grupo do Batalhão de Choque da PM, que fazia ronda de rotina na área, foi a única força chamada, além da própria PM, para auxiliar na situação. 'As rondas estão sendo constantes porque fomos informados de que uma rebelião envolvendo os três CRAs estava prestes a acontecer. Na semana passada, fizemos uma revista na colônia e descobrimos telefone celular, drogas e uma série de outros itens não permitidos lá dentro, então nós estamos atentos, fazendo revistas quase que diariamente para tentar evitar um problema ainda maior', explicou Luiz Fernando.

Nenhum comentário: