quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Juiz dá tiros em agressor

No AMAZÔNIA:

O juiz da comarca de São Félix do Xingu, no Sudeste paraense, Leonel Figueiredo Cavalcanti, atirou em um morador do município na manhã de ontem. O fato ocorreu por volta das 10 horas, depois que Amildison Santos da Silva, conhecido como 'Enxuto', foi até o fórum reclamar por ter tido um processo de indenização negado pelo juiz. O fórum da cidade está em reforma e Amildison puxou uma pá para agredir o magistrado, que após se esquivar de uma pancada, caiu e sacou sua arma, disparando duas vezes contra o agressor.
De acordo com informações da assessoria de imprensa da Polícia Civil, o juiz deu o primeiro tiro para o alto, numa tentativa de afastar o agressor. Observando que este não se acalmou, o juiz deu dois tiros em Amildison. Como a agressão ocorreu em frente ao fórum, alguns moradores viram o caso e informaram que Amildison teria problemas mentais. Após a confusão, o homem foi levado para o Hospital Municipal em estado grave para ser submetido a procedimento cirúrgico.
O presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Pará (Amepa), Paulo Vieira, informou que Amildison entrou no fórum já transtornado. 'No momento o juiz estava saindo de uma sala com o promotor Paulo Igor Nascimento e foi supreendido pelo morador irritado', disse Paulo. O juiz ainda pediu para que um policial militar que trabalha no fórum retirasse o agressor, mas este, num ato rápido, correu e pegou uma pá. Paulo Vieira acrescentou que estando no chão, o juiz sacou sua arma e deu um tiro na perna do agressor, que mesmo assim ainda tentou dar um golpe, mas foi contido por outro tiro, agora no peito, e caiu. Para o presidente da Amepa, o juiz agiu em legítima defesa e não deve ser penalizado pelo ato. 'Ele estava caído depois de ter sido agredido. Se não agisse dessa forma, poderia ter morrido', afirmou Paulo, que disse acreditar no arquivamento do processo.
O juiz fez exame de corpo de delito, já que ficou com alguns arranhões pelo corpo. De acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Estado, o juiz de São Félix do Xingu já comunicou o fato à Corregedoria das Comarcas do Interior, a qual é subordinado, e deve apresentar um relátorio sobre o ocorrido ainda hoje à presidente do TJE, a desembargadora Albanira Bemerguy. Até o final da tarde de ontem, a assessoria da Polícia Civil não sabia informar o estado de saúde de Amildison.

3 comentários:

Anônimo disse...

o juiz deve ser penalizado sim, pois o elemento não estava armado com arma de fogo, logo não poderia usar arma de fogo para se defender.

Poster disse...

Anônimo,
Deve sempre haver proporcionalidade na legítima defesa.
A reação deve ser proporcional à ação.
Veja só: não é apenas arma de fogo que mata; uma pazada bem dada - só uma - é capaz de matar uma pessoa.
Não estou justificando a ação do juiz, não; e nem tampouco o ato do homem que o agrediu.
São necessários muitos elementos para se chegar a uma conclusão se a reação do juiz foi proporcional à agressão que ele sofreu.
O certo é que não é só arma de fogo que mata, você concorda?
Abs.

Anônimo disse...

o Juiz abusou, um tiro para o alto nao bastou para o homem enfurecido se acalmar , entao foi alvejado na perna e mesmo assim atacou novamente e foi ferido no peito.
Ao invés de atirar no tórax do sujeito , podia ter atirado novamente em outra perna ele iria cair. Ficou com medo de uma pá ? Tiro no tórax é para matar.

Se não agisse dessa forma, poderia ter morrido', afirmou Paulo.

Esse Paulo foi exagerado com seu comentário.
Não defendo nenhuma das partes.