sexta-feira, 8 de maio de 2009

Marília é eleita reitora da Uepa

No AMAZÔNIA:

Com 70,3% dos votos, a professora e ex-reitora Marília Xavier foi eleita a nova reitora da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A nomeação ainda depende da governadora, mas o único concorrente, professor José Augusto Araújo, já considera o resultado oficializado. Ele promete fiscalizar a nova administração e cobrar a resolução de problemas como a concentração da pesquisa e extensão no campus da capital.
A votação e início da apuração ocorreram na quarta-feira. A contagem terminou ontem com 70,3% dos votos válidos para a chapa 'Avançar nas mudanças', encabeçada pelas professoras Marília Xavier e Maria das Graças Silva. Foram 75,6% dos votos dos professores, 69,4% dos técnicos administrativos e 62,1% dos alunos.
A chapa 'Frente de luta pela autonomia da Uepa', liderada pelos professores José Augusto e Ivanilde Apoluceno, teve 26,4% dos votos. Desses, 21,2% foram conferidos pelos professores, 26,3% pelos técnicos e 36,2% pelos alunos. Brancos e nulos somaram 3,3% do total apurado na eleição convocada pelo Conselho Universitário (Consun) após a suspensão judicial da votação que havia eleito Sílvio Gusmão.
Segundo a presidente da Comissão Eleitoral, Regina Carneiro, o resultado deverá ser encaminhado ao Consun até a próxima segunda-feira. O órgão consultivo deverá se reunir extraordinariamente na sexta-feira, 15, para votar a homologação. Se for homologado, será encaminhado à governadora para que ela nomeie o reitor que administrará a Uepa por quatro anos.
'A governadora não tem um prazo para a escolha do novo reitor, mas, provavelmente, tem interesse em concluir as eleições da universidade em curto prazo', explica Regina Carneiro. Ela informou que nenhuma chapa apresentou recurso ao resultado da votação que envolveu 73 urnas espalhadas na capital, nos 14 núcleos do interior e seis cidades atendidas pela educação a distância.
Líder da chapa de oposição, José Augusto fez críticas ao processo eleitoral, mas descartou recursos contra o resultado. Ele disse que se manterá como oposição, mas fiscalizando o trabalho de Marília Xavier, professora que administrou a Uepa, interinamente, no período entre a saída do ex-reitor Fernando Palácios e o início do processo eleitoral agora encerrado.
O professor diz que desde a fundação, a instituição padece com a falta de investimento, o 'que faz com que R$ 63 milhões do orçamento de R$ 130 milhões sejam gastos somente com pagamento de pessoal'.

Nenhum comentário: