sábado, 23 de maio de 2009

Lyoto em dia decisivo

No AMAZÔNIA:

O carateca Lyoto Machida prepara-se para tentar hoje uma marca inédita para o Estado que adotou como seu: conquistar o cinturão mundial do Ultimate Fighting Championship (UFC) na categoria meio-pesado.
Invicto na competição, Lyoto ganhou a chance depois de sucessivas apresentações impecáveis sobre o ringue. Ele promete não desapontar na luta contra o norte-americano Rashad 'Sugar' Evans, que será realizada em Las Vegas. Os assinantes da ORM Cabo poderão acompanhar o combate ao vivo, assinando o canal Premiere Combate. A programação terá início às 23 horas.
A seriedade de Lyoto contrasta com o estilo falastrão e marrento da maioria dos lutadores do MMA (sigla em inglês para Artes Marciais Combinadas). O baiano, radicado no Pará já falou em entrevistas que continuar treinando no Brasil e, mesmo assim, longe dos holofotes da mídia, pode até o fazer perder popularidade ou marketing. Mas em termos de marketing em lutas, ele sabe que a melhor propaganda é a que veicula aos espectadores em cima do ringue.
'Minha preparação é toda feita em Belém. Já fiz intercâmbios no Rio de Janeiro, mas evito fazer isto em épocas de luta, para não perder tempo com adaptação, por exemplo. Às vezes, as pessoas pensam que o treinamento é fator mais importante, algo isolado, mas se esquecem que a preparação envolve um lado social e espiritual. Aqui [em Belém], reúno todos os itens, treinando, relaxando, convivendo com pessoas que gosto', disse o lutador, que só deixou o País dias antes do combate.
Mas nem mesmo esta postura impediu o lutador de ganhar um apelido. Lyoto 'The Dragon' Machida, como é conhecido internacionalmente, sabe que esta é a luta mais importante da carreira e prepara-se para conter as qualidades do adversário e também a pressão que estará sujeito.
'Nessas horas, tento me concentrar na luta como se fosse um confronto simples, sem o glamour, sem a iluminação, sem o público e sem as apostas', conta o lutador.
E, para quem pensa que até um atleta experiente como Lyoto está imune ao medo, aí vai um recado. 'Dá medo. Dedico a vida inteira para esse momento. Mas ter medo não é o problema. Lidar com ele é que é difícil', garante.

Um comentário:

Luiz Braga disse...

Nunca tinha assistido à uma luta de Vale Tudo (Mixed Marshal Arts, como dizem os americanos). Ontem, depois de pagar os R$39,90 pude ficar até de madrugada esperando para ver Lyoto Machida em ação. Posso dizer que valeu a pena. Ver um momento histórico em que um lutador realiza seu sonho não é pouca coisa num tempo em que tantos jovens preferem os desvios da droga ou da criminalidade para "se sentirem" alguém. Lyoto é o Airton Senna das artes marcias. Bom filho, super família, bom caráter. Aliás ele e sua família mostram que Caratê rima com caráter! Junto com ele, a bandeira do Brasil e a do Pará. Lyoto é notícia boa daquelas que ajudam a mostrar que aqui existe talento. Uma luz em tempos de tanta violência. Quem diria que essa luz viria de uma coisa tão associada a pitboys e outras maldades.
Como disse o dono da UFC em Las Vegas, Lyoto traz uma nova era para os combates.
Para nós, além do orgulho imenso, traz certeza de há muito talento ao alcance de nossos olhos e já está mais do que na hora de muita gente enxergar o palmo que está a sua frente ao invés de sempre buscar soluções mágicas no quintal alheio.
Obrigado Lyoto pela emoção de te ver vencendo, chorando e abraçando a nossa bandeira. Faço meu o coro que encheu toda o MGM em Las Vegas: Machida,Machida!