terça-feira, 12 de maio de 2009

Fiéis louvam Fátima nas ruas

No AMAZÔNIA:

A Procissão das Velas, terceira maior romaria católica do Pará, encerra hoje a Festividade de Nossa Senhora de Fátima. Nos últimos anos, a caminhada de fé levou cerca de 200 mil fiéis às ruas, número inferior apenas ao Círio e à Trasladação. Devido à magnitude do evento, a Ctbel prepara uma operação especial para minimizar os transtornos no trânsito, uma vez que é promovido no horário de pico, a partir das 18 horas, nos bairros de Fátima e Umarizal.
Uma novidade neste ano foi a peregrinação da imagem da Santa por empresas e repartições desde o início da festividade, no dia 1º de maio. Com a iniciativa, o pároco do Santuário de Fátima, Antônio Moraes Oliveira, espera que a procissão atraia ainda mais pessoas nesta edição. Contudo, o volume de participantes não é a maior preocupação do padre. 'A tendência do evento é sempre crescer, mas o mais importante é que sirva de estímulo para que os fiéis se envolvam mais na Igreja, para caminhar em comunidade, servir aos necessitados e prossigam na evangelização', explica. Hoje, a imagem peregrina estará na Assembleia Legislativa e, amanhã, vai para a Câmara dos Vereadores de Belém.
Antes do cortejo religioso, será realizada uma missa no Santuário de Fátima, às 17 horas. Como reza a tradição, os participantes levam de casa suas velas e, assim que a cerimônia é encerrada, acendem-nas e partem para a procissão. O trajeto, nunca completado em menos de duas horas, começa pela Antônio Barreto e passa pela Alcindo Cacela, Domingos Marreiros, Castelo Branco, Boaventura da Silva, José Bonifácio, e Duque de Caxias, quando há a dispersão, em frente à igreja.
De acordo com o coordenador de operações de trânsito da Ctbel, Elias Jardim, foram destacados 45 agentes para organizar a procissão. 'Vamos fechar as ruas só enquanto os romeiros passam, mas é necessário muito cuidado para agilizar o andamento, já que é um horário complicado', diz.
No final da tarde de ontem, o vice-coordenador da Guarda da Santa de Fátima, Alberto Melo, aproveitava para lavar e dar os últimos reparos nos carros que estarão na procissão. Todos eles, emprestados da Basílica de Nazaré, serão usados pela primeira vez no evento.

Nenhum comentário: