sábado, 23 de maio de 2009

Cinco mil louvam Santa Rita

No AMAZÔNIA:

Milhares de devotos se reuniram à manhã de ontem nas ruas do bairro de Canudos, em Belém, para a tradicional procissão das Flores em homenagem a Santa Rita de Cássia, a 'advogada das causas impossíveis'. Por conta do dia da padroeira, transcorrido em 22 de maio, uma grande romaria foi organizada pela paróquia de São José de Queluz, com a participação de religiosos e fiéis de Canudos e dos demais bairros. A direção da Festividade de Santa Rita estima que pelo menos 5 mil pessoas tenham comparecido à programação, que ainda seguiu durante tarde e noite com missas, novenas e atividades recreativas na paróquia.
Em sua 18ª edição, a festa de Santa Rita no bairro de Canudos é resultado de um longo ciclo preparatório organizado pela paróquia de Queluz desde o início do mês. Não é à toa que, há muito, ela faz parte do calendário religioso da capital do Estado. Todos os anos, milhares de belenenses comparecem à procissão de 22 de maio com rosas vermelhas em mãos, para fazer preces e agradecer graças alcançadas - cena que se repetiu desde as 7h de ontem em frente à igreja São José de Queluz, na avenida Cipriano Santos.
Uma celebração eucarística, ministrada pelo pároco Juan Antônio, deixou a igreja lotada desde cedo. Em seu sermão, o frei voltou a discutir as formas de prevenção da violência e da corrupção no cotidiano, reforçando o papel da família no sentido de estruturar uma sociedade pacífica e igualitária. 'Não estamos aqui para pensar somente em nossos objetivos, fazer nossos pedidos. Esta caminhada é nossa chance de pedir a Santa Rita, a Nossa Senhora e a Deus forças para nossa santa família. Ela é a instituição que nos permitirá ter um mundo menos violento e menos corrupto', afirmou.
À porta da igreja, uma imagem de Santa Rita, construída pela própria paróquia, foi posta em um depositário recheado de rosas vermelhas, logo atrás do carro-som, sob a vigilância de guardas da paróquia e da Guarda de Nazaré. Fora os membros da paróquia, ajudaram na condução da procissão alunos de escolas do bairro, agentes da Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel) e da Polícia Militar do Estado.
Cerca de 1,5 km foram percorridos pelas ruas Cipriano Santos, Teófilo Condurú, Silva Rosado, 2ª de Queluz, Ceará e Nina Ribeiro, todas interditadas previamente pela Ctbel para evitar congestionamentos. No caminho, moradores aproveitaram para prestar homenagens a Santa Rita com fogos e chuva de papel picado e pétalas de rosas.
Somente por volta de 10h30 a procissão voltou à porta da igreja São José de Queluz. Após a chegada, houve a celebração de nova missa. Durante tarde e noite, a previsão era que a festa continuasse. No próximo dia 31 será realizada a tradicional Coroação de Nossa Senhora, com missa às 20h.

Nenhum comentário: