domingo, 23 de novembro de 2008

Serra Pelada: garimpeiro é morto em emboscada

No AMAZÔNIA:

Um garimpeiro de 72 anos foi morto durante uma emboscada na madrugada de ontem, em Serra Pelada, município de Curionópolis, região Sul do Pará. Manoel Batista de Oliveira, natural do Maranhão, chegava ao município em uma caravana de garimpeiros vindos de Imperatriz. Dois homens ainda não identificados estavam de tocaia em uma área de mata e atacou o ônibus a tiros. Os garimpeiros maranhenses denunciaram à polícia que os bandidos queriam matar, na verdade, 'Jessé Simão', líder de garimpeiros maranhenses. Policiais civis e militares foram enviados ao local para evitar confrontos entre garimpeiros de cooperativas rivais na região.
O crime ocorreu em uma área de serras. O delegado Miguel Cunha, titular da Diretoria de Polícia do Interior, explicou que a vítima seguia em um ônibus vindo do Maranhão e que trazia garimpeiros daquele Estado, liderados por Jessé Simão, presidente da Frente de Defesa dos Direitos dos Garimpeiros de Serra Pelada (Freddigasp).
Quando o coletivo passava por uma área entre serras, foi atacado a tiros por dois homens. Duas pessoas foram alvejadas, uma delas, o garimpeiro de 72 anos que morreu na hora. A outra vítima não teve o nome divulgado e passa bem. Segundo informou a polícia, Jessé estaria com o grupo no mesmo ônibus, mas teria mudado de idéia na última hora e decidiu seguir caminho em um carro particular.
Testemunhas da emboscada afirmaram para a polícia que os pistoleiros queriam matar 'Jessé', crime motivado pela disputa acerca do direito sobre a exploração de ouro em Serra Pelada.

Nenhum comentário: