domingo, 23 de novembro de 2008

Santarém festeja a Senhora da Conceição

No AMAZÔNIA:

Hoje os santarenos acordam cedo para louvar sua santa padroeira: Nossa Senhora da Conceição. A maior manifestação de fé do oeste paraense deve reunir cerca de 250 mil pessoas na caminhada que corta as ruas da cidade. O Círio chega a sua 90ª edição. No último domingo, 17, como parte da programação, foi realizada segunda edição do Círio das Crianças. A caminhada saiu da igreja de São Raimundo Nonato, na Aldeia.
Durante a caminhada, que sai da igreja de São Sebastião, Nossa Senhora da Conceição vai receber 23 homenagens. A coordenação informou que cada parada deverá obedecer ao tempo máximo de cinco minutos, 'com exceção da homenagem do Sindicato dos Estivadores, que levará cerca de de 15 minutos', informa Gilberto Dinelli, coordenador geral do Círio.
Homens da Exército vão ajudar na saída da procissão na igreja de São Sebastião. A procissão também recebe o apoio de homens do 3° Batalhão da Polícia Militar de Santarém, Corpo de Bombeiros, Escoteiros, além da Guarda da Santa. 'Todos treinados para que a saída não seja tumultuada', explica Dinelli.
Bastante disputada, a corda deste ano foi doada por uma empresa da cidade, a Pematec Triangel. Ela foi confeccionada em fibra natural (sisal) por uma empresa baiana, a mesma que fez a corda do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém. A corda possui 220 metros de comprimento e pesa 380 quilos. Nos anos anteriores, a corda era de nylon.
A romaria deve durar cerca de três horas. O percurso é o mesmo do ano passado, saindo da igreja de São Sebastião, passando pela rodovia Santarém-Cuiabá e depois alcançando a avenida Tapajós em direção ao elevado da Praça da Matriz, onde acontece a missa presidida pelo bispo dom Esmeraldo Farias.
Para realizar a edição deste ano, participaram da coordenação cerca de 160 pessoas, divididas em 14 setores. Foram realizadas 54 reuniões com duração, em média, cada uma de duas horas e trinta minutos.
Para a prefeita Maria do Carmo, o Círio representa a manifestação de devoção e fé do povo católico de Santarém. Ela diz que o evento tem um forte reflexo econômico na cidade e também deve se fortalecer como atração turística. 'Queremos consolidar o Círio como festa religiosa de grande potencial econômico, social e cultural. A cidade recebe muitas famílias de outros municípios e até de outros Estados e países. Vamos transforma o Círio na maior atração turística do oeste paraense', disse a prefeita.

Nenhum comentário: