sábado, 22 de novembro de 2008

Dengue avança no estado

No AMAZÔNIA:

Mais de 20 mil casos de dengue já foram notificados este ano no Estado do Pará. Foi o que afirmou ontem, em entrevista coletiva, a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), Ana Helfer. Segundo ela, dos 24.663 casos notificados, 11.639 foram confirmados, sendo 128 de dengue hemorrágica. O número de óbitos foi de 26. Os dados indicam piora em relação aos números apontados em 2007, quando tiveram 20.373 casos notificados e 9.824 confirmados.
De acordo com a diretora, a Sespa vem propondo estratégias aos municípios no sentido de reduzir o número da doença. 'A Secretaria de Saúde tem o papel de acompanhar, avaliar, fazer recomendações e montar estratégias positivas no combate à dengue e é isso vem sendo feito', afirmou Helfer. Segundo ela, o trabalho não depende apenas da Sespa, pois os municípios e a própria população paraense podem colaborar, sobretudo neste período de chuvas.
Apesar dos dados alarmantes do Ministério da Saúde, a diretora da Sespa afirmou que o Pará está no índice de médio risco. 'A dengue vem sendo combatida diariamente, tanto que o Pará está no índice de médio risco e não de alto. É importante ressaltar que não é papel da Sespa fazer ações, pois os municípios são autônomos e recebem apoio do Ministério da Saúde. O Estado capacita os profissionais que trabalham no combate à doença e garante assistência', declarou.
De acordo com o levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (Liraa), divulgado pelo Ministério da Saúde, Belém e outros oito municípios paraenses estão em situação de alerta.

Um comentário:

Anônimo disse...

Culpa da Ana Júlia, Charles Alcântara, Claudio Puty, Walter Amoras, Danielle Soares Cavalcante a oportunista, e da própria Ana Helfer que lá estão e nada fazem além de Conversa Fiadíssima .
Vítima da Dengue