quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Cedenpa marca data especial com reunião sobre saúde

No AMAZÔNIA:

O Dia da Consciência Negra, comemorado hoje, tem feriado em Benevides e reunião de representantes de 32 municípios, em Inhangapi, para discutir a atenção à saúde da população negra. A data é lembrada em todo o País, sendo que 300 municípios já a transformaram em feriado. No Pará, o dia em que Zumbi, líder do quilombo dos Palmares, foi é dedicado sobretudo à discussão da atenção ao negro.
Até ontem, o Centro de Defesa do Negro (Cedenpa) mobilizou lideranças e sociedade para discutir com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) as ações na área do ensino. A partir de hoje, o Cedenpa coordena uma reunião que discutirá os problemas e os avanços na área da saúde. O encontro, em Inhangapi, terá com a participação de 300 mulheres de comunidades quilombolas. Até o sábado, 22, será feita uma avaliação dos serviços existentes e elaborada uma carta de princípios a ser entregue na Secretaria Estadual de Saúde (Sespa). Uma das palestrantes do evento, a professora e antropóloga Zélia Amador de Deus, explica que a pressão exercida pelas entidades do movimento negro já permitiu alguns avanços na saúde.
Um deles é a atenção aos casos de anemia falciforme, um mal genético que precisa ser tratado logo e é prevalente na população negra.

Nenhum comentário: