sexta-feira, 9 de outubro de 2009

“Um canto para Maria” na Basílica Santuário

No AMAZÔNIA:

Como parte da programação oficial da Festa de Nazaré, a Basílica Santuário foi palco, ontem à noite, da nona edição do Recital 'Um canto para Maria', que apresentou a cantora lírica Patrícia Oliveira. Idealizado pela soprano desde quando levava o nome 'Peças Sacras', o evento contou com convidados especiais, como o pianista Paulo José Campos de Melo, a Banda do Grupamento dos Fuzileiros Navais de Belém e o coro Opus Musical, regidos pelos maestros Max Carvalho e Vanildo Monteiro.
Durante o espetáculo, Patrícia interpretou várias versões famosas da tradicional Ave Maria, além de outras músicas sacras e populares. Segundo ela, a iniciativa de criar o projeto cultural que antecede o Círio de Nazaré está muito ligada à fé e devoção que inspira sua vida pessoal e profissional. 'Cantar no Círio é uma celebração imaterial para a cultura e está enraizada em minha devoção por Nossa Senhora', afirmou. A cantora também irá se apresentar na romaria fluvial e na missa do Círio.
O projeto 'Um canto para Maria' já foi apresentado na Igreja de Santo Alexandre, em sua primeira edição no ano 2000, quando o espetáculo ainda se chamava 'Peças Sacras'. O nome definitivo só foi adotado em 2001, quando foi realizado no Teatro da Paz com orquestra, quinteto de cordas, coro e tenores. Só a partir de 2008 a Basílica Santuário passou a sediar o evento. 'Quando vieram falar conosco para integrar o evento à programação que antecede o Círio, consideramos. Como é um recital de caráter mariano, a Basílica se torna um local muito apropriado. E nestes dois anos já pode ser notado um aumento significativo de pessoas ligadas a um gosto artístico mais refinado, de apreciadores de música erudita. Isso apenas engrandece o momento de celebração do Círio', ressaltou o padre José Ramos das Mercês, reitor da Basílica Santuário.

Nenhum comentário: