sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Morte com suspeita de gripe

No AMAZÔNIA:

As vésperas do Círio, quando a capital paraense concentra milhares de pessoas, a gripe suína volta a assombrar. Ontem, um estudante do quinto ano do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa) faleceu às 13 horas com sintomas da gripe suína. O jovem Tutmes Souza da Costa, de apenas 22 anos, estava internado há sete dias no Hospital Porto Dias, em Belém, e morreu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com graves problemas respiratórios, um dos sintomas da gripe, que já matou quase mil pessoas em todo o país, sendo três delas do Pará.
Ontem, durante o velório do estudante, amigos e parentes, inconformados e surpresos com a morte repentina, usavam máscaras de proteção contra a propagação do vírus H1N1. Uma amiga de Tutmes, que não quis se identificar, contou que ele recebeu os primeiros atendimentos em um dos hospitais da Unimed, onde o médico teria dito que os sintomas do paciente eram os de uma gripe comum e para tratar do problema teria aconselhado o estudante a tomar suco de carambola. 'Soube que o médico que o atendeu na Unimed disse pra ele voltar pra casa e tomar suco de carambola, porque ele estava apenas com um simples resfriado', revelou.
Segundo o coordenador de estágios do curso de Medicina da Uepa, professor Paulo Humberto Mendes de Figueiredo, Tutmes estava doente há pelo menos uma semana. Ele disse que a morte do estudante foi uma surpresa para toda a comunidade acadêmica e afirma que a causa do óbito foi, de fato, gripe suína. 'Só soube ontem (quarta-feira) que o aluno estava internado. Não conheço o histórico dele, mas, pelo que sei, ele não era do grupo de risco e por isso acho estranho tudo isso ter acontecido de repente', lamentou.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), através de sua assessoria de imprensa, que não foi encontrada para esclarecer o terceiro óbito por gripe suína no Pará. Por telefone, uma funcionária da Divisão de Epidemiologia da Sespa, identificada como Ana Lúcia, disse que não poderia dar nenhum tipo de informação sobre casos da nova gripe.
A diretora do Instituto Evandro Chagas (IEC), Elisabeth Santos, disse que hoje informaria se Tutmes Souza da Costa chegou a ter material de nasofaringe coletado e enviado para processamento com o objetivo de confirmar, laboratorialmente, a presença do H1N1. 'Amanhã (hoje), por volta das 9 horas, poderei dar as informações', garantiu.
A Secretaria de Comunicação (Secom) informou que com o terceiro óbito por gripe suína confirmado no Estado, a Vigilância Epidemiológica da Sespa deverá intensificar as medidas de prevenção determinadas no protocolo de manejo clínico do Ministério da Saúde, como forma de evitar a disseminação do vírus, principalmente durante o Círio.

Um comentário:

Anônimo disse...

É fato que a diferenciação entre a gripe suína e a comum é difícil, e que não se pode sair recomendando o Tamiflu (o antiviral) para todo mundo, principalmente para quem não é grupo de risco. Mas ao mesmo tempo me impressiona como o pessoal da SESPA não parece saber nada e o swab nasofaríngeo nunca coletado a tempo, pelo menso para confirmação post mortem (não é por nada, mas um jovem saudável fora do grupo de risco falecer de gripe comum não é nada normal). Iniciado qualquer sinal de síndrome respiratória é fundamental atendimento médico imediato, e parece que não foi o que a equipe da UNIMED providenciou.