quarta-feira, 7 de outubro de 2009

“Temos que reconhecer avanços civilizatórios em Cuba”

Do leitor Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira, sobre a postagem “Viva Cuba. Viva o comandante Fidel!”:

Mas Cuba ainda vive com o bloqueio econômico, com todas as dificuldades, por causa dos que não respeitam a autodeterminação dos povos. Dificuldades, sim. É necessário ampliar a democratização, sim.
Mas, que Stefani tem muita razão, tem.
Mesmo que discutamos o índice de desenvolvimento humano, que o Brasil venha avançando nos últimos anos, é Cuba que está 25 posições na nossa frente e de muuita gente "desenvolvida".
Claro, que temos muito mais habitantes aqui. Mas que é um grande feito é.
Eu também não estive na Revolução Russa, mas tenho muitas opiniões sobre esse fato. Será que só quem mora em um lugar tem a visão completa de sua realidade? Sou intransigentemente a favor do direito de ir e vir. Mas, que tem avanços civilizatórios em Cuba temos que reconhecer.
Ah! Pra provocar um pouquinho mais, a Venezuela está também bem na foto no que diz respeito ao IDH. Ih! Agora o Bemerguy vai me acusar de chavista!
Mas sou daqueles que não acredita nas soluções perfeitas do mercado, por isso tô com Stefani e com o peão do Lula.

6 comentários:

Anônimo disse...

Prezado PB,

Avise ao Paulo de Tarso que todos os países que estão na cabeça com os melhores de IDH são exatamente os que adotam a economia de mercado.

Se o Brasil não está melhor, é porque o atual governo não realizou a reforma tributária, trabalhista, política e previdenciária.

Continue, Paulo de Tarso, com Lula e Cuba - é por causa de gente que pensa como vc que não melhoramos nossa posição no ranking do IDH.

Anônimo disse...

Eu perguntaria ao leitor Paulo de Tasso: Você preferiria morar em Cuba, um país com IDH 25 posições acima do Brasil? Deve ser um vidão por lá!

Anônimo disse...

Mas eu não gostaria de comer salmão e ter médico à disposição dentro de uma prisão! Os que são à favor da ditadura Fidel, usufruem da liberdade de expressão, fruto da democracia, e podem falar ou escrever à vontade, inclusive asneiras, já os que moram lá em Cuba, e são contra, não podem usufruir deste mesmo direito. Viva a democracia, mil vezes!

D'andrade.

Anônimo disse...

Cuba possui gerações que nunca olharam numa janela e viram o mundo real, que tristeza.

Anônimo disse...

Sendo o PTtarso, ele não ficaria um dia morando em Cuba. Sabem a razão? é que no mar não tem tubarão.

Anônimo disse...

É ótimo ler opiniões abalizadas de pessoas que conhecem Cuba tão profundamente, opiniões calcadas no conhecimento do dia a dia da vida cubana e não esses esquerdistas que só sabem pelo que jornais e revistas dizem. Fico emocionado com o espírito democrático desses comentaristas, tão ciosos em expressar apenas aquilo que viram e que viveram.