segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Operação Círio 2009 inicia hoje a fiscalização

No AMAZÔNIA:

Começa hoje, a partir das 8 horas, o combate à publicidade instalada indevidamente em via pública e ao comércio informal ao longo da avenida Nazaré, por ocasião dos dias que antecedem o Círio de Nazaré, e também as romarias programadas para sábado e domingo próximos.
A fiscalização, intitulada de Operação Círio 2009, será feita por cerca de 70 funcionários da Secretaria Municipal de Economia (Secon), atuando na avenida Nazaré, principalmente no trecho entre a avenida Generalíssimo Deodoro e travessa 14 de Março. Atenção redobrada será dada pela Prefeitura de Belém ao entorno da Praça Santuário, incluindo a área da Basílica Santuário de Nazaré. A atuação dos ficais será das 8 às 21 horas até sexta-feira. Nos finais de semana, será de 24 horas, com o revezamento das equipes de plantão. Um posto fixo da Secon vai funcionar durante a festividade no Arraial de Nazaré.
Este ano, a Secon não licenciou a presença de vendedores ambulantes para a quadra nazarena, após acordo com a Diretoria da Festa de Nazaré. No entorno da Basílica, Praça Santuário e Arraial de Nazaré, somente serão permitidos os ambulantes que já trabalham naquela área e que tenham cadastro no órgão. 'Mesmo esses trabalhadores, que desde 1997, quando entrou em vigor a lei que regulamenta o comércio informal no município, já comercializavam os seus produtos nas calçadas da avenida, serão orientados a manter o tamanho das barracas, a somente comercializar os produtos para os quais foram licenciados e também a cumprir o horário de trabalho, compatível com a atividade desenvolvida e previamente estabelecida', afirmou o secretário Municipal de Economia, João Amaral.
Nos dias de procissão, fiscais da Secon, em parceria com Polícia Militar, Guarda Municipal (Gbel) e Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel), vão trabalhar na liberação das travessas de acesso ao trajeto das romarias. A desobstrução das vias também deixará livres os locais de concentração das ambulâncias e postos de atendimento médico.
A Secon informa que, na quadra nazarena e em especial nos dias de procissão, não será permitida a venda de churrasco na brasa ou mesmo em chapas, assim como qualquer outra atividade que utilize fritura, como medida para evitar acidentes com os romeiros. Será intensificado o combate à poluição visual, e não serão permitidos equipamentos publicitários que coloquem em risco a vida e o fluxo de pessoas.

Nenhum comentário: