segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Avenida é renovada para passagem da Santa

No AMAZÔNIA:

Os serviços para restaurar o pavimento asfáltico dos 1.400 metros da avenida Nazaré, da esquina com a avenida Assis de Vasconcelos até a travessa 14 de Março, reta final do percurso do Círio 2009, serão concluídos até amanhã, ficando a quarta e a quinta-feira para a sinalização no local. A informação foi dada no final da manhã de ontem pelo engenheiro civil Charles Souza, da empresa BA Meio Ambiente LTDA, contratada pela Prefeitura de Belém para execução da obra. Vinte homens atuam na preparação da pista, e o que não falta entre muitos operários é a satisfação de trabalhar em um dos principais trechos da romaria em homenagem à padroeira da comunidade católica paraense.
'Eu estou muito feliz de estar trabalhando aqui, na avenida Nazaré, porque é a primeira vez que faço isso e, como sou católico, é uma forma de eu trabalhar para a passagem da santa', afirmou o operário Cláudio Ferreira, morador do conjunto Panorama 21, na rodovia Augusto Montenegro. 'E eu também vou na corda do Círio este ano, para pagar a promessa que eu fiz a Nossa Senhora para que eu tivesse uma filha, e ela nasceu em fevereiro', completou Cláudio, ao lado do colega de trabalho Rubens Jardim.
Estrutura - Os serviços na avenida Nazaré abrangem duas fases. A primeira envolve o percurso do Círio neste perímetro de Belém, que se estende da avenida Assis da Vasconcelos até a travessa 14 de Março, e a segunda etapa, da 14 de Março até São Brás, a ser executada logo depois da romaria. A primeira fase dos serviços começou a ser realizada na quarta-feira passada, dia 30 de setembro, e será concluída nesta terça-feira à noite. Da 14 de Março até a travessa Quintino Bocaiúva os serviços já foram concluídos. Na avenida, é trabalhada a pista asfáltica, com 10 a 14 metros de largura ao longo de 1.400 metros de comprimento.
A programação de serviços começou ontem às 6h30. Foi concluído o trecho que se estende da avenida Generalíssimo Deodoro até Quintino Bocaiúva, e iniciado o perímetro entre Quintino e Benjamin Constant. Charles Souza informou que o trecho da avenida Nazaré, entre a 14 de Março até a Generalíssimo, ou seja, no entorno da Praça Santuário, ficou pronto na sexta-feira passada.
Para execução das obras em via pública são utilizadas duas usinas de asfalto, uma pá mecânica, uma caçamba basculante, uma minicarregadeira e um carro-pipa. Na avenida Nazaré serão aplicadas 49 toneladas de emulsão com polímetro e mais 250 metros cúbicos de brita. O ordenamento do fluxo de veículos leves e pesados no trecho em obras é feito por homens da Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel) e da Guarda Municipal (Gbel).

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse jornal está virou DUDU ou sempre foi?
Asfaltar a Nazaré no horário em que estão sendo feitos os serviços é de última!
Somente numa cidade sem Ministério Público atuante isso ocorre. Ou será que esses órgãos pensam que meio ambiente é coisa somente para plantas ou bichos?

Anônimo disse...

Fatos do cotidiano de uma cidade chamada Belém:
Perguntei pra um dos trabalhadores da empresa que espalhava o asfalto na Av. Nazaré: - Esse asfalto com cor diferente, parece uma borra de café e com pouca espessura, isso presta? O empregado sentado no meio fio da rua, com uma ferramenta na mão pra espalhar o tal asfalto, respondeu: - Pode até não prestar senhor, mas pro prefeito é o melhor asfalto. Eu respondi: - Melhor asfalto, por quê? É diferente dos outros, mais resistente, mais barato, mais duradouro? Ele respondeu rindo: - Não senhor, é o melhor asfalto pro Duciomar porque quem faz esse serviço e os outros serviços de asfaltamento nas ruas de Belém é só a firma dele, quem recebe é ele, ele tem uma empresa e só dá ele e disse mais: O senhor não sabia disso? Eu ri e continuei andando na rua. Parece brincadeira mas não é. Agora está justificado porque essa obsessão desse prefeito por asfaltar ruas e mais ruas e deixar de lado a melhoria e mais investimento no serviço de saúde para os mais necesitados que precisam desse serviço.