sábado, 17 de outubro de 2009

Novata nas procissões, a Ciclo Romaria ganha as ruas hoje

No AMAZÔNIA:

Hoje, será realizada a 5ª Ciclo Romaria da Festa de Nazaré com saída da Praça Santuário às 8h. O percurso de 10km segue pela avenida Nazaré, passando pela Magalhães Barata, Castelo Branco, rua dos Pariquis, avenida Alcindo Cacela, avenida Bernardo Sayão, avenida Roberto Camelier, rua dos Tamoios, Serzedêlo Corrêa, rua dos Mundurucus, travessa Quintino Bocaiúva, retornando pela avenida Nazaré até a Praça Santuário.
A Ciclo Romaria é a novata entre as procissões oficiais do Círio, mas até 2006 ela acontecia de forma não oficial durante o traslado da imagem peregrina de Ananindeua até Icoaraci. 'O percurso era desorganizado, perigoso. Até a Diretoria da Festa ter a iniciativa de criar uma romaria para os ciclistas', conta Sérgio Batista, integrante da equipe Equipe Aventureiros Ratos de Trilha (Eart) e um dos coordenadores da Ciclo Romaria.
No ano passado participaram da procissão cerca de mil ciclistas, mas segundo o coordenador, esse número ainda está abaixo do esperado. Durante o trajeto há homenagens à Virgem de Nazaré. Os ciclistas também enfeitam as bicicletas para homenagear Nossa Senhora. 'Colocam imagem da Santinha, flores, alguns colocam até um resplendor', conta Sérgio. Ao final da procissão há distribuição de prêmios para as bicicletas com a melhor ornamentação.
Infantil - Amanhã, a partir das 7h30, os pequenos devotos da Virgem de Nazaré sairão em procissão na 19ª Romaria das Crianças. São esperadas 250 mil pessoas, de acordo com o relatório do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese-Pará). Este evento é considerado o terceiro maior dentre as 11 romarias oficiais da Festa de Nazaré, ficando atrás do Círio e da Trasladação.
A concentração será na Praça Santuário de Nazaré. Segundo o pároco, padre Sílvio Jaques, a Romaria das Crianças tem por objetivo ensinar a tradição da Igreja desde cedo aos devotos de Nossa Senhora. 'O importante é que as crianças percebam a fé que professamos, e essa romaria é um espaço para que elas celebrem essa riqueza cultural que vivemos', diz o religioso.
O cortejo com a imagem peregrina da Santa, que é carregada em um cibório e não na berlinda, sairá de frente da Basílica Santuário, seguindo pela avenida Magalhães Barata, avenida Alcindo Cacela, na contramão, avenida Governador José Malcher, travessa Dr. Moraes, avenida Nazaré, retornando à Basílica.
A procissão, que também reúne adultos e idosos, este ano contará com representantes das pastorais sociais, grupos e organismos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Norte 2 (Pará e Amapá).

Nenhum comentário: