segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Fogos marcam a despedida

No AMAZÔNIA:

Um show de luzes, sons e cores marcou o tradicional espetáculo pirotécnico de encerramento da Festa de Nazaré. Mais de 20 mil pessoas lotaram o entorno da Basílica Santuário, na noite de ontem, para conferir de perto uma das últimas homenagens feita à Santa durante a 217ª edição do Círio de Nazaré. A novidade dos fogos este ano foi a mudança no local, que por determinação da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) ocorreu em dois lugares: no pátio do Instituto de Artes do Pará (IAP) e na praça Santuário.
A Secult fez ainda algumas recomendações à Diretoria da Festa para garantir a segurança tanto do público como das dependências do prédio, que é patrimônio histórico. Os fogos de explosão foram dispostos na área interna do IAP (anfiteatro), enquanto que os chamados fogos de efeito de foram colocados dentro da praça Santuário - em um espaço cercado pelo Corpo de Bombeiros.
O show durou cerca de dez minutos. Foram utilizados aproximadamente 250 quilos de fogos de artifício, calibre de até 3 polegadas, adquiridos junto à empresa Interfogos, com sede no Mato Grosso do Sul. A Interfogos auxilia na homenagem há 11 anos, fornecendo a bateria de fogos que marca o encerramento da festa.
Conforme avalia o capitão Jeosafá Vanella, do Corpo de Bombeiros, a mudança de local foi estratégica, visando à segurança dos milhares de fiéis e admiradores que presenciaram a homenagem. 'No decorrer da semana fizemos inúmeras visitas ao local e chegamos à conclusão que seria melhor utilizar o Instituto de Artes do Pará, com base nos nossos laudos e nos do Instituto Médico Legal (IML). Buscamos seguir todas as normas de segurança', revela.
Foram utilizadas, além de fogos, luzes de laser emitidas por equipamentos avançados. Segundo o técnico da Interfogos Junior Santos, o processo de queima dos fogos é totalmente eletrônico. 'O controle é feito através de uma mesa de canais que justamente apontam as cores e os formatos dos fogos, que podem ser em leque, em ‘Z’ e ter outros desenhos', revela. Segundo Junior, em 2009 foram utilizados apenas a metade dos fogos em relação ao ano passado.
Na segurança do encerramento da festa, trabalharam cerca de 1.400 pessoas, entre policiais militares, policiais civis, bombeiros, guardas municipais, representantes da Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel), da Cruz Vermelha e da Guarda de Nazaré.
'Essa foi a coisa mais linda que já vi', disse a dona de Casa Maria Regina Costa, que ficou espantada com o espetáculo de luzes e cores. 'É uma homenagem mais do que merecida. Este é o segundo ano que venho, e a cada ano estes fogos ficam mais bonitos. Dá pra emocionar', diz.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mais uma vez dominou a urinagem geral pela generalíssimo e a Nazaré antes, durante e depois da queima dos fogos.
Também a venda de bebidas correu frouxa na esquina da Generalíssimo com a Nazaré, onde os fiscais faziam que não viam...
Espero que ano que vem a prefeitura e a diretoria da festa faça alguma coisa, especialmente colocando banheiros químicos nesses arredores, porque turista não gosta dessa imundice. Aliás, não vi um turista.... que avisado já nem parace na área.