segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Após revista, roupas de preso vão parar no lixo

No AMAZÔNIA:

Uma tentativa de fuga foi frustrada no final da manhã de ontem, na carceragem da Seccional Urbana da Cremação, em Belém. Durante revista feita nos presos e na cela, os policiais descobriram que os detentos estavam começando a cavar um buraco em uma das paredes. Segundo familiares dos presos, durante a revista eles foram colocados nus e tiveram suas roupas jogadas nos containers de lixo da seccional, o que causou revolta nos parentes.
O descarte das roupas dos encarcerados fez com que familiares dos detentos acionassem a imprensa e a Corregedoria da Polícia Civil para reclamar do procedimento, que teria sido ordenado pelo delegado Alessandro Bastos, que estava de plantão.
De acordo com informações colhidas junto a policiais civis, que preferiram não se identificar, no local estão sendo custodiados 26 presos numa mesma cela. A situação de superlotação teria sido a causa da tentativa dos presos de cavar um buraco na parede. O buraco ainda estava sendo iniciado e em tamanho pequeno porque foi logo descoberto pela polícia. Segundo familiares dos detentos, o delegado Alessandro Bastos teria ordenado a revista nos presos e que eles tivessem suas roupas tomadas e ficassem nus.
Os familiares dos detentos fizeram um protesto em frente a Seccional da Cremação e acionaram a corregedoria da Polícia Civil e a imprensa. A delegada que estava de plantão na Corregedoria teria entrado em contato com Bastos que, em seguida, mandou que as cuecas dos presos fossem devolvidas. Porém, no final da tarde de ontem, as roupas dos presos permaneciam dentro dos containers de lixo, conforme foi flagrado pela reportagem.
Resposta - Diretor da Seccional da Cremação, o delegado Marco Antônio Duarte disse ontem à noite, por telefone, que a revista tanto nas celas quanto nos presos é um procedimento de rotina. 'Sempre que temos uma tentativa de fuga é necessário que se faça uma revista geral para constatar se os presos não guardam nenhuma arma ou objeto que possibilite fuga, mas as roupas são devolvidas logo após a revista. Nossa maior preocupação é evitar as fugas', afirmou o diretor da seccional, que disse não ter sido comunicado sobre as reclamações dos familiares dos presos. 'Entrei em contato com o delegado de plantão e ele me disse que as roupas foram retiradas apenas para a revista, já que havia uma tentativa de fuga, mas a situação foi logo resolvida, pois foi uma questão rotineira. Caso seja necessário apurar as denúncias dos familiares, isso caberá à corregedoria', declarou o delegado.

Nenhum comentário: