terça-feira, 2 de junho de 2009

Veto a novas adesões

No AMAZÔNIA:

Os servidores aprovados no último concurso do Estado que adoecerem agora terão que esperar até agosto para receber atendimento médico. O serviço de assistência à saúde do governo do Estado, o PAS, mantido pelo Instituto de Assistência a Saúde dos Servidores do Pará (Iasep), suspendeu por 90 dias as inscrições para novos associados. Significa que quem procurar o instituto para se cadastrar e receber atendimento, realizar exames ou tratamentos cobertos pelo plano, vai ter que esperar agosto chegar. Na prática, até setembro, já que a carência para as consultas médicas para novas adesões é de 30 dias.
Sandra Leite, presidente do Iasep, calcula que pelo menos mil servidores vão esperar até agosto para incluir seus nomes - e os de seus dependentes - na lista de atendimento do serviço. Por mês, cerca de 300 servidores procuram a sede do instituto para se credenciar ao plano. Sandra explica que a suspensão das novas inscrições foi deliberada em abril, em reunião do conselho administrativo do Iasep, e devidamente explicada aos servidores em cartazes e informes disponibilizados no Portal do Servidor.
Os três meses de suspensão servirão para que o cadastro de servidores atendidos pelo instituto seja revisto e atualizado. 'Nós estamos na expectativa de aprovação dos projetos de lei na Assembleia Legislativa. Um deles prevê a volta do atendimento odontológico e a expansão do plano para dependentes de até 24 anos. Hoje, a idade máxima é de 18 anos', diz.
Em nota enviada à redação, a direção do Iasep esclarece que o conselho administrativo 'analisou e aprovou nota técnica para otimização da gestão de dados cadastrais dos segurados', e que o que o prazo de suspensão é necessário para que sejam providenciadas 'melhorias para as condições da infraestrutura tecnológica' da base cadastral do serviço.
Em agosto, o Iasep planeja promover um mutirão de cadastramento no ginásio da Uepa para atender à demanda de usuários que tiveram que esperar para se cadastrar. O Iasep disponibilizou dois números de telefone para esclarecer dúvidas do servidor, o 4006-9750, da Diretoria de Assistência à Saúde, e o 4006-7994, do Gabinete da presidência do instituto. O serviço de assistência aos servidores públicos, conhecido como Pas/Ipasep, foi criado através da Lei nº 6.439 de 14 de janeiro de 2002.

Nenhum comentário: