quarta-feira, 17 de junho de 2009

Os blogs na ribalta, hoje à noite, na Unama BR

Luciano Santa Brígida, Marcos Barbosa e Pedro Loureiro de Bragança vão alterar o clima na Unama, hoje à noite.
Os três vão colocar os blogs na ribalta.
Concluintes do curso de Jornalismo, Luciano, Marcos e Pedro vão defender seus TCCs (trabalhos de conclusão de curso) que abordam os blogs, esta nova mídia que encanta jornalistas e não jornalistas – enfim, que encanta todo mundo.
Daí a idéia de denominar esta noite de I Encontro Acadêmico de Blogueiros Paraenses, que começa às 20h, quando a dupla Luciano Santa Brígida e Marcos Barbosa defenderá o tema "Blogs e o jornalismo cidadão: um estudo de caso de blogs paraenses e a Ciranda na cobertura do Fórum Social Mundial". O trabalho faz uma análise comparativa do conteúdo dos blogs que abordaram temas relacionados ao Fórum Social Mundial 2009, ocorrido em Belém, com as publicações feitas no mesmo período pelo portal Ciranda, o site colaborativo oficial do evento.
Depois, é a vez de Pedrox entrar no gramado, ou melhor, no auditório.
Ele apresentará o trabalho "Barata, Perereca e outros 'bichos': Blogs jornalísticos paraenses e os conteúdos participativos", o título usa o nome dos blogs numa alusão ao livro "Barata, Passarinho e outros bichos", de Oldacyll Catete. A pesquisa investiga as publicações e os comentários produzidos nos blogs de conteúdo jornalístico de Ana Célia Pinheiro (Perereca da Vizinha), Augusto Barata (Blog do Barata), Juvêncio de Arruda (Quinta Emenda) e aqui do Espaço Aberto.
Ambos os trabalhos foram orientados pelo professor de Novas Tecnologias da Comunicação e Jornalismo Digital, Mário Camarão, e serão apresentados no auditório do 2º andar da Unama da BR. As defesas são abertas ao público e haverá um coquetel ao término do evento.
Todos lá.

Um comentário:

J.BOSCO disse...

Os jornais impressos estão perdendo leitores para os blogs jornalísticos.
A rapidez da notícia nos blogs tornou mais atraente essa ferramenta.
Essa tendência é preocupante para os donos de jornais, uma realidade que não pode ser ignorada.
Já existe até uma ameaça de controle (censura) da internet para evitar mais o avanço dos blogs.
abs