quinta-feira, 11 de junho de 2009

Igreja celebra Corpus Christi

No AMAZÔNIA:

A Igreja Católica em todo o mundo celebra hoje a festa do Corpo e Sangue de Deus, popularmente chamada de Corpus Christi. Em Belém, a Arquidiocese promove seis procissões oficiais, correspondentes às regiões episcopais distribuídas na cidade. Entretanto, a com maior número de participantes e a mais tradicional é a procissão que sai da igreja do Carmo, na Cidade Velha, às 7 horas.
Para os cristãos, a solenidade é um momento de adoração a Jesus Cristo presente espiritualmente na Eucaristia. 'Esse é o momento de rememorarmos a herança mais preciosa deixada por Cristo, o sacramento da sua própria presença', explica o liturgista, Marcelo Lopes. 'Não se trata de admitir a existência de uma forma de corporalidade em Deus, mas de afirmar a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo expressa no Seu Corpo, que é divino', completa.
A solenidade de Corpus Christi iniciou-se no século XIII. De acordo com Lopes, a Igreja necessitava reafirmar a presença real de Cristo no pão consagrado. 'Esta necessidade se aliava ao desejo do homem medieval de ‘contemplar’ as coisas. Surgiu nesta época o costume de elevar a hóstia depois da consagração. Disseminava-se uma controvertida piedade eucarística, chegando ao ponto das pessoas irem à igreja mais para ‘ver’ a hóstia do que para participar efetivamente da Eucaristia', afirma.
Segundo a história da Igreja Católica, a origem da festa tem início com o milagre da 'transubstanciação', na Idade Média, quando o padre Pedro de Praga, ao presidir uma missa, pediu a Deus que desse respostas a suas dúvidas de que Jesus estava presente na Eucaristia. Apesar do sacerdócio, ele não acreditava que no pão e no vinho consagrados, Cristo era real. No momento em que ergueu a hóstia, como parte do rito eucarístico, ela começou a sangrar e se transformou num pedaço de carne. À época, o papa Urbano IV enviou um bispo para investisgar o fato. Em 1264, o pontífice dedicou um dia do calendário romano à 'Festa de Corpus Christi', que foi difundida em todo o mundo.

Programação de Corpus Christi em Belém

Região episcopal Sant’ Ana
Missa: 7h na Igreja do Carmo (Cidade Velha). Procissão até a Igreja das Mercês (Cidade Velha).

Região episcopal Santa Maria Goretti
Missa: 7h na igreja de São Pedro e São Paulo (Guamá).
Procissão até a igreja de São José de Queluz (Canudos).

Região episcopal Santa Cruz
Missa: 7h30 em frente a igreja de Santa Cruz (Marco). Procissão até a igreja de São Francisco Xavier (Marco).

Região episcopal São João Batista
As procissões serão nas 12 paróquias da região.

Região episcopal Menino Deus
Missa: 18h na praça matriz da igreja de Nossa Senhora das Graças (Ananindeua). Procissão pelas ruas do bairro.

Região episcopal São Vicente de Paulo
Missa: 7h30 na praça da Bíblia (Paar). Procissão até a igreja do Divino Espírito Santo (Cidade Nova IV)

Nenhum comentário: