domingo, 17 de maio de 2009

SOS saúde pública!

No blog Jornalismo Colorido, da Yáskara:

Sobre a polêmica da recusa da Santa Casa de Misericórdia aos bebês de Curralinho e de outras localidades, parece que bateu um surto nas autoridades. Ou, no mínimo, estamos todos perdidos. Como é que um bebê precisa de atendimento médico e não pode tê-lo porque a prefeitura não encontra um leito, o governo nem "tchum", os médicos "nem aí", a igreja não se mobiliza, o presidente da Santa Casa ou de qualquer outro hospital, seja ele de referência ou não, se lixa?
Gente, estamos falando de vida. Vida que não tem nem o direito à continuar viva. Pelo amor de Deus, as pessoas mais humildes lá entendem o que é hospital de referência???? Ou um caso de alta complexidade? Claro que não!! Essas pessoas só precisam do que lhes é de direito: Aquilo que está lá em Brasília e é enviado por nós. Todos nós.
Dinheiro pra cuidar da saúde pública tem. E muito. Acho até que sobra. Quem quiser confirmar é só entrar no site do Ministério da Saúde pra ver - e comprovar - os repasses milionários feitos, mensalmente, à Prefeitura de Belém, que segundo a assessoria de imprensa do Ministério, deve ter recebido cerca de R$ 10 milhões de janeiro a abril deste ano.
Pra onde foi e em quê, o senhor cara-de-pau prefeito de Belém, gastou a grana, ah, gente, nunca, com toda certeza, vai dar pra descobrir.
E enquanto isso, vamos todos morrendo. E eles, lindos, vivendo!!! Às nossas custas, pra que fique claro.
Precisamos é de hospitais. De referência ou não!! E se a governadora vai disponibilizar grana pra "maquiar" a cidade pra Copa de 2014, por que não constrói, pelo menos, mais um hospital? Fácil falar que não tem dinheiro. Muito fácil. Mas, com certeza, ela ainda não ficou doentinha e sem atendimento médico. Deve pagar o plano de saúde e ai do médico que ouse em dizer que o caso dela pode ser tratado nessa ou naquela base de atendimento. Se ela paga o plano, vai mais é querer ser atendida. Aposto que jamais vai se importar se o hospital que procurou é de urgência, emergência, referência ou sei lá o quê!! E se ela paga, tem o direito dela. Nós pagamos. Logo, temos o direitos também!!!! Tanto quanto ela.
Como diz a minha humilde mãe, "pimenta no c... dos outros, é refresco". E como é!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho mesmo interessante estas coisas de país do futebol. Todos estão bem preocupados com a escolha ou não de Belém como uma das cidades sede pra Copa 2014. Alguém tem alguma dúvida que não temos a menor condição para isso? Se 14 bilhões forem destinados para remodelar Bel´m, pq não gastar com a melhoria dos 3 fatores mais importantes pro Estado: saúde, educação e segurança. Acredito que ninguém irá descordar que os 3 estão em baixa...

Alex Dau disse...

Não precisamos invocar o tema "Copa 2014". Até lá, mal sabemos se estaremos vivos ! Mirem para uma realidade mais atual e palpável: o legislativo em todas as esferas no país é MUITO privilegiado. Legisla em causa própria e é o mais caro do mundo em custo/PIB!! Querem arrumar dinheiro para saúde, segurança e educação ? Reduzam o número de parlamentares, o salário e os subsídios deles e de seus funcionários de gabinete, constitua-se uma POLÍCIA e JUSTIÇA totalmente independentes, isentas e imaculadas para a fiscalização e PUNIÇÃO efetivas da corrupção e desvio de dinheiro público e coloquem especialistas nos cargos de ministro que sejam imunes ao cenário político e ao fisiologismo, que resolveremos todos os problemas da nação ! Acharam difícil ou impossível ? Então, que ressucitemos Sir Thomas More e nos mudemos para sua tão famosa Utophos.