sábado, 23 de maio de 2009

Sindicato repudia agressão a jornalistas

A direção do Sindicato dos Jornalistas divulgou nota em que manifesta sua repulsa aos atos de hostilidade e agressão contra uma equipe da TV Liberal, por ocasião da operação policial no Conjunto do Basa, na última quinta-feira.
A seguir, a íntegra da nota do Sinjor-PA.

--------------------------------------

NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará repudia os atos de violência e intimidação cometidos contra uma equipe da TV Liberal por um grupo, que se acredita isolado, de moradores do Conjunto do BASA na noite de quarta-feira, 21 de maio.
A equipe, formada pela repórter Mariana Farias, pelo repórter cinematográfico Juraci Rabelo e pelo auxiliar de cinegrafia Natanael Rodrigues fazia uma reportagem sobre o aumento da insegurança dos moradores após a abertura do conjunto quando começou a ser hostilizada por um grupo de moradores.
A hostilidade evoluiu para a agressão do auxiliar de cinegrafia. Ao perceber que as imagens da violência estavam sendo registradas, o grupo se voltou contra o repórter cinematográfico que só não foi agredido também porque conseguiu fugir. Na perseguição, o cinegrafista foi ameaçado pelo grupo.
O Sinjor-PA faz questão de ressaltar que defende a liberdade de manifestação da sociedade e considera justos os motivos que levaram os moradores do conjunto a mostrar sua insatisfação com a decisão judicial. O Sinjor-PA também repudia a forma violenta com que a manifestação dos moradores foi reprimida pela Guarda Municipal de Belém.
Nada, porém, justifica a violência cometida contra profissionais que estavam ali simplesmente executando o seu trabalho.
O Sinjor-PA avalia que a agressão, inclusive, é danosa para a mobilização dos moradores, porque repercute mal diante da sociedade.
Por acreditar que a Associação de Moradores do Conjunto do Basa nada tem a ver com as cenas lamentáveis ocorridas na noite de ontem, o Sinjor-PA considera um dever moral da Associação manifestar-se publicamente contra a agressão, além de colaborar com os órgãos de segurança para que os fatos sejam devidamente apurados e os culpados, punidos.
O Sindicato dos Jornalistas do Pará cobra, ainda, dos órgãos de segurança pública a identificação e punição dos culpados em nome do direito ao livre exercício profissional e da liberdade de Imprensa.

3 comentários:

Bruno_Philósopho disse...

Mano,

estou pegando esta nota do Sinjor sobre a agressão do pessoal aos jornalistas da TV. Acho até que, para isto, não preciso da sua licença

Obrigado!

Anônimo disse...

Este Sindicato deveria ter sido rapido tambem por ocasião da agressão do Jornalista Lucio Flavio Pinto feita pelo Senhor Ronaldo Maiorana. A mesma coisa com pesos diferentes. É a ORM mostrando seu peso!

Anônimo disse...

Nada justifica a agressão,porém a equipe estava fazendo filmagem em frente ao bar dentro do conj.já no horário da noite.Onde os moradores já com os animos alterados, depois de um dia de luta,distruição de seu patrimônio e abuso de força da Guarda Municipal(que não respeitou senhoras de idade e muito menos crianças)e de estarem acordados desde as 4:30h tentavam ter um pouco e tranquilidade.
Obs:Todas as emissoras se retiraram após registrarem o incidente,neste dia cansativo e estressante,apenas a TV.Liberal insistiu em permanecer.