sexta-feira, 22 de maio de 2009

Santa é louvada

No AMAZÔNIA:

Mesmo com as fortes chuvas, os mais de 400 fiéis estavam presentes na procissão em homenagem a Santa Rita de Cássia, organizada pela paróquia São José de Queluz, do bairro de Canudos, e sua comunidade de base, em Ananindeua, que possui o mesmo nome da santa. A romaria é realizada há 10 anos e tem como objetivo agraciar as duas comunidades, e demais católicos, com mais um evento dentro da programação litúrgica e cultural deste mês de comemoração, que começou no último dia 13 e continuará até hoje à noite.
O trajeto da imagem começou às 19h30, logo após a celebração eucarística na igreja de Santa Rita de Cássia, ministrada pelo frei João Antônio, da paróquia de Queluz. Os membros da comunidade e a Guarda de Nazaré acompanharam a padroeira das causas impossíveis até a matriz de São José de Queluz. As celebrações para Santa Rita continuam até amanha, com a tradicional Procissão das Flores, e eventos litúrgicos e culturais durante a tarde e noite.
A devoção para Santa Rita de Cássia podia ser notada durante todo o percurso da imagem, moradores com casas ornamentadas e altares, crianças vestidas de Santa, velas acesas e muitas orações. Apesar de não morar mais na região, Elizabete Cosma Arruda, que sempre acompanha a procissão e frequenta a paróquia de São José, acredita na fé e união que o traslado pode promover. 'Sempre acompanhei a trasladação, pois acredito que a Santa promove a fé, o amor, o perdão e a união. Ela exalta a devoção das pessoas em Deus', afirmou. A romaria é vista como uma preparação para a Procissão das Flores, que é realizada há 18 anos na capital e que já chegou a reunir mais de 5 mil pessoas, tanto da cidade quanto de municípios do interior.
Segundo Stefânia Igreja, integrante da diretoria da São José de Queluz, a trasladação tem o objetivo de 'animar a religiosidade, acolher a comunidade e fazer com que a mesma se aproxime mais da nossa paróquia. A criação da trasladação foi justamente para promover a união entre a comunidade de Ananindeua (Santa Rita) e a nossa comunidade de Canudos (São José)', explicou.
Durante seu trajeto, a imagem foi ovacionada com fogos em frente à garagem de ônibus da linha Arsenal, e seguiu sem transtornos para a paróquia matriz. Para garantir a segurança dos fieis e transeuntes em geral, a Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel) fez interdições temporárias nas vias que compõem a área de concentração, sendo elas liberadas, gradativamente, após a passagem da Santa. A procissão das Flores começará amanhã logo após a missa que será celebrada pelo bispo de Cametá, dom Jesus Cizaurri, às 7 horas.

Nenhum comentário: