quarta-feira, 13 de maio de 2009

“O PT não respeita ninguém. Veja o que fizeram com o PCdoB”

De um Anônimo, sobre a postagem Quem dará o bote primeiro: Ana Júlia ou Jader?:

Os companheiros do PT no Estado do Pará ainda não conseguiram chegar ao momento de compreensão política que tem o PT nacional ou o PT de Minas Gerais.
A ortodoxia ainda impera na formulação política dos comandantes das diferentes tendências deste partido. A convivência pacífica com os aliados é substituída de forma permanente pela presunção, pela arrogância de que ainda são os portadores dos manuais da ética na política.
O PT precisa entender que não é mais virgem ao tratar com decência o erário público. O exemplo do mensalão, a gestão do Hangar, da Setrans, a compra sem licitação dos kits escolares, a propaganda enganosa veiculada diariamente nos meios de comunicação tentando enganar a população com informações das realizações fantasiosas de um governo leniente com os desmandos na Sedes e Sedurb parece que não ensinaram nada para este Partido.
O PT continua achando que, fora nossos companheiros, o resto é filhote da burguesia passível de ser comprado com um cargo, um emprego ou um punhado de tostões.
O PT tem no seu DNA, como afirma o deputado Parsifal, os valores da superioridade ética; o resto não deseja as transformações revolucionárias, só quer um punhado de benefícios do Estado.
No passado era assim que tratavam PCdoB, PPS, PSB, PSTU nas disputas sindicais, no movimento estudantil e comunitário. Esses partidos eram de segunda categoria. Hoje com o governo do Estado e todas as possibilidades que isto proporciona, tratam PMDB, G8, PSB e PDT da mesma forma. Não conseguem conviver politicamente respeitando os espaços, respeitando as alianças conjunturais e formulando coletivamente.
Veja o que a DS [Democracia Socialista, uma das tendências petistas] faz com a “PT pra Valer”. Não os respeita na partilha do Poder. Se agem assim internamente, o que esperar no tratamento a um Partido tido como burguês e fisiológico como o PMDB?
O PT não respeita ninguém. Veja o que fizeram com o PCdoB. Tiraram das bases deste partido as lideranças mais importantes: Sandra Batista, Paulo Fonteles e Leonardo Conduru, todos do Diretório Regional, além de dezenas de militantes. A idéia, me parece, era dizimar o PCdoB no Estado. Parcialmente conseguiram, considerando o desempenho pífio deste partido na última eleição municipal. E olha que o PCdoB sempre foi, desde 1982, o aliado preferencial do PT nas lutas sindicais, estudantis e eleições para Legislativo e Executivo.
O PT, como diria o saudoso Eduardo Lauande, é mais ortodoxo no Estado do Pará do que uma caixa amarela de maizena.
A grande mudança do PT do Estado do Pará só aconteceu no campo da ética. Esta perdeu-se no fisiologismo, marketing enganoso e práticas condenáveis ao tratar o dinheiro do contribuinte.

Nenhum comentário: