domingo, 10 de maio de 2009

Novo conflito em fazenda

No AMAZÔNIA:

Mais um conflito foi registrado ontem entre sem-terra e seguranças, desta vez da fazenda Maria Bonita, que também pertence à Agro Santa Bárbara, em Eldorado dos Carajás (sudeste paraense). A empresa e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) apresentaram versões diferentes para o fato. A liderança do MST informou que três trabalhadores ficaram feridos. Já a Agro Santa Bárbara disse que não havia informações sobre feridos. Em nota, a empresa afirmou que os sem-terra dispararam com armas de fogo de grosso calibre contra os seguranças e estes, por sua vez, reagiram. 'O tiroteio foi intenso e durou vários minutos', informou a empresa, através de sua assessoria. O coordenador estadual do MST, Ulisses Manaças, definiu o episódio como uma 'tentativa de massacre contra os trabalhadores sem-terra'. Segundo ele, não houve troca de tiros, já que os integrantes do movimento não teriam efetuado disparos.
O fato ocorreu por volta de uma hora. A Agro Santa Bárbara relatou que 30 integrantes do MST se deslocavam pelos pastos da propriedade (uma parte da fazenda está invadida por um grupo desde agosto do ano passado) e foram seguidos por alguns seguranças. Depois, segundo a empresa, verificou-se que os sem-terra dirigiam-se para um local onde já estavam outros trabalhadores do movimento, e estes já teriam matado cerca de 30 gados da fazenda.
Quando os trabalhadores perceberam a presença dos seguranças, 'dispararam com armas de fogo de grosso calibre', segundo a empresa. Houve reação e os sem-terra se dispersaram na mata fechada. 'Não houve confronto porque os acampados voltaram para seus barracos. Mas foi por muito pouco que não houve outra tragédia do sudeste do Pará', frisou a Agro Santa Bárbara.
Na noite de ontem, Ulisses Manaças disse que não tinha maiores informações sobre o fato. 'Eu fiquei sabendo que três trabalhadores foram feridos. Quando me ligaram, não souberam dar maiores detalhes, mas afirmaram que estavam aguardando a chegada de ambulâncias para levar os feridos até o centro da cidade de Eldorado dos Carajás, onde receberiam atendimento médico', disse. Ulisses também não soube dizer a gravidade dos ferimentos e disse que continuaria tentando contato com os integrantes do MST do local para ficar a par dos fatos. 'Continuo tentando ligar, mas garanto que não houve troca de tiros, isto é o que a empresa (Santa Bárbara) sempre diz na tentativa de culpar os trabalhadores. Na verdade foi mais uma tentativa de massacre por parte dos seguranças, contra os trabalhadores', argumentou.
Ontem à noite, a equipe de reportagem tentou entrar em contato com a Delegacia de Eldorado dos Carajás, mas ninguém atendeu ao telefone, após insistentes tentativas.

Nenhum comentário: