domingo, 17 de maio de 2009

GT Copa denuncia "lobby" manauara

No AMAZÔNIA:

Pela segunda vez, a advogada Lúcia Penedo, coordenadora do GT Copa, criado pela governadora Ana Júlia Carepa para trabalhar nos projetos do Mundial, precisou lidar com o boato de que Manaus seria escolhida pela Fifa para sediar jogos da Copa de 2014. Na primeira, logo que foi publicada a nota de Juca Kfouri, a ex-titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer cortou a discussão na raiz. Ressaltou a credibilidade da Fifa, que não deixaria vazar uma informação como essa.
Dessa vez, às vésperas do anúncio das subsedes, Penedo mudou a postura e admitiu: 'alguns jornalistas dão estas notícias para depois caracterizarem como ‘furo de reportagem’'.
Em entrevista exclusiva ao Amazônia, a coordenadora do GT Copa acusou o governador do Amazonas, o paraense Eduardo Braga, de fazer lobby para a escolha de Manaus e garantiu que as notas publicadas por colunistas não passam de pura 'especulação'.

Como a senhora reagiu quando soube da nota publicada pelo colunista Ancelmo Gois?
Com tranquilidade, até porque ele não afirma, apenas diz que não será surpresa para ele se Manaus for escolhida subsede da Copa do Mundo de 2014. Ele nem poderia afirmar, porque ninguém sabe de nada, nem o Comitê Organizador Local (LOC). Como tenho acompanhado toda a candidatura de Belém, tenho percebido que alguns jornalistas dão estas notícias para depois caracterizarem como 'furo de reportagem'. Não viu a posição do Juca Kfouri? Depois daquela nota, o blog dele recebeu inúmeras manifestações contrárias, culminando com o desmentido da CBF. Nunca mais ele se pronunciou sobre o assunto.

Há um movimento de parte da imprensa do Sul e do Sudeste para tirar a credibilidade de Belém e de Rio Branco?
Tudo é especulação. Isto talvez deva-se ao lobby que está sendo feito pelo governador do Amazonas.

Qual seriam as motivações para que fossem publicadas notícias como essas que o Ancelmo Gois e o Juca Kfouri deram?
Talvez pelo apelo amazônico e pelo desconhecimento de que Belém também pertence a Amazônia e é, inclusive, o Portal da Amazônia.

O atraso na escolha das subsedes tem relação com a definição das cidades amazônica e pantaneira?
Não. O comunicado que recebemos do LOC foi de que a Fifa havia recebido muito material para analisar e precisava de mais tempo para uma análise criteriosa. Eu acredito. Todas as cidades fizeram um esforço muito grande em atender tudo o que foi solicitado. E o material, de fato, era volumoso e complexo.

Quanto o governo já investiu nos preparativos para trazer o Mundial?
Considerando a assessoria da PricewaterhouseCoopers (companhia de consultoria para grandes projetos), em torno de R$ 2 milhões. Sem considerar, obviamente, as obras que estão sendo realizadas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quem trabalha Deus ajuda, como querem que tenhamos Copa em Belém com a cidade pior que o Iraque.

Anônimo disse...

Este governo não tem nenhuma capacidade de realiza obras para este empreendimento, as obras que estão tentando implantar são do velho projeto via metropole que está defasado para o estado de caos atual do transito em Belém.
Fica também uma pergunta: Quais times vão jogar aqui em Belém? O que Belém vai ganhar com esta copa? Ou é só jogada do governo para se reeleger?