quinta-feira, 14 de maio de 2009

Estado de paciente se agrava

No AMAZÔNIA:

Está mais grave o quadro clínico do paciente vindo da Indonésia internado no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). De acordo com a coordenadora estadual de vigilância em saúde, Ana Helfer, nas últimas horas a situação do turista evoluiu de caso em monitoramento para caso suspeito. O resultado do exame que irá confirmar ou descartar a doença deve ser divulgado até o final do dia.
Esse é o primeiro caso suspeito da gripe A, a gripe suína, no Estado. Os anteriores permaneceram na classificação de casos monitorados, sendo que destes apenas um passou pela internação hospitalar. Segundo Ana Helfer, os dois novos casos que passaram a ser monitorados terça-feira pela Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) já foram descartados. No entanto, de acordo com o vice-diretor do Instituto Evandro Chagas (IEC), Wyller Alencar, 'existem duas amostras sendo analisadas no Instituto. Elas chegaram ontem (terça-feira) e o diagnóstico só deve ser divulgado amanhã', disse. Ele garante que não é possível afirmar se estas amostras são de novos casos ou dos pacientes aos quais Ana Helfer se referiu.
'Não posso dizer de quem são as amostras porque elas chegam ao Instituto identificadas apenas por números. Além disso não há como saber quando elas foram colhidas', explica. Sobre o diagnóstico do paciente interado no Barros Barreto, Wyller Alecar prefere não estipular um prazo. 'O resultado pode sair amanhã (hoje) pela manhã ou apenas à noite. Além disso temos orientação para que todos os resultados sejam divulgados primeiro para o Ministério da Saúde', informa. Segundo ele, apenas após a comunicação para o Ministério é que o paraense saberá se a gripe A chegou ou não ao Estado.

Nenhum comentário: