terça-feira, 26 de maio de 2009

“Era Machida” se anuncia

No AMAZÔNIA:

Antes de enfrentar Rashad Evans, a missão de Lyoto Machida era conquistar o cinturão do Ultimate Fighting Champioship (UFC). Depois de nocautear o norte-americano, o desafio é manter-se no topo da principal competição de MMA do mundo. Ele precisará enfrentar outros cascas-grossas, como Quinton Jackson, Keith Jardine e Chuck Liddell se quiser manter a supremacia entre os meio-pesados. E vencer todos, claro. Na madrugada do último domingo, Lyoto 'The Dragon' começou uma nova trajetória. Deu uma cara nova ao próprio estilo, mas conseguiu manter a essência.
Tanto Fabyola Machida, a esposa, quanto Laurel Filho, o sparring, perceberam um aumento no nível de agressividade de Lyoto. 'Até então, ele não conseguia finalizar a luta antes do tempo', conta Fabyola. Com um direto de esquerda, Machida derrubou Evans e desferiu uma série de golpes, sem parar, até estar certo de que o oponente não levantaria mais. Ele não apenas venceu. Ele humilhou o norte-americano. 'O Lyoto não quis perder a oportunidade de vencer daquela forma, então continuou batendo', avalia Laurel Filho, que acompanhou toda a preparação do paraense.
'O caratê está de volta', gritou Lyoto, após garantir o cinturão dos meio-pesados. O lutador é um dos poucos que têm a oportunidade de ser treinado pela própria família. O mestre Yoshizo Machida e os irmãos Takê e Chinzô Machida adaptaram a tradicionalmente defensiva arte marcial numa técnica precisa e agressiva. 'Tecnicamente, o Lyoto saiu daqui com um arsenal de golpes. Uma vez ouvi o mestre Machida falando sobre o estilo do filho: ‘Lyoto tem medo de pegar porrada, mas isso é bom. Ele não pega porrada e consegue bater’', conta Laurel Filho.
Se, antes da luta, o público vibrava por Rashad Evans, ao final, todos gritavam: 'Machida, Machida'. Para a esposa de Lyoto, os fãs de MMA começaram a entender e a gostar do estilo do brasileiro. 'Mais pessoas começaram a reconhecê-lo nas ruas. O número de fãs triplicou. O ginásio começou a se envolver', disse Fabyola, que não viajou a Las Vegas para cuidar de Taiyô Machida, o filho do campeão. Agora, é provável que Lyoto enfrente Quinton 'Rampage' Jackson. 'Ainda não foi conversado nada, mas acho que seria o Rampage, mesmo', admite Fabyola.

Um comentário:

Bedran disse...

Ele é sem dúvida o verdadei representande do karate no UFC.
Isto é fruto de muito treino.
O mestre Machida, deu treinamentos iguais aos seus alunos, porém para ser destaque temos que ser rebeldes, arriscar co fundamentos.
parebéns Machida, Lyoto e familia.
Abraços.
Bedran. faixa preta 3° Dan.