quinta-feira, 7 de maio de 2009

Emergência após cheia

No AMAZÔNIA:

Segundo informações da Defesa Civil estadual, passou para 31 o número de municípios paraenses que se encontram em situação de emergência. Marabá e Bragança são os mais novos a integrar essa lista. 'Recebi agora há pouco a informação do decreto nesses dois municípios, mas ainda não temos informações sobre o número de desabrigados e desalojados nessas localidades', informou ontem o Major Norat, coordenador da Defesa Civil.
Uma das cidades em situação de emergência é Alenquer, na região do Baixo Amazonas. Lá a enchente fez com que várias ruas da cidade desaparecessem. Casas inundadas foram abandonadas, o serviço de abastecimento de água está funcionando parcialmente e o atendimento ao público das agências do Banco do Brasil foi interrompido há uma semana, o que prejudica o pagamento de servidores e aposentados no local.
De acordo com a Defesa Civil municipal, em alguns pontos da cidade as pessoas precisaram se abrigar nos galhos das árvores enquanto esperavam para ser resgatadas. Aproximadamente 600 pessoas foram atingidas diretamente pela enchente na cidade. No interior, famílias foram deslocadas para a sede do município. A previsão é de que mais famílias sejam deslocadas para os abrigos urbanos. No entanto, o centro da cidade também oferece riscos. A enchente já derrubou várias casas, inclusive um casarão histórico, e os moradores temem novos desabamentos.
Serviços públicos também precisaram ser interrompidos em Santarém. O prédio da Receita Federal no município está sem energia há quase uma semana. O serviço elétrico foi interrompido em virtude de uma avaliação feita pelo corpo de bombeiros e pela rede Celpa. A análise concluiu que o alagamento nas ruas que dão acesso ao prédio comprometeram dois importantes setores do órgão. Há o risco de que a água invada o transformador de energia da substação e a fiação do centro de processamento de dados.
Visita - Um grupo de parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado inicia hoje uma série de visitas a onze municípios atingidos por enchentes. O primeiro a ser visitado é Santarém, que registra a situação mais precária da região do Tapajós. Lá os parlamentares devem se encontrar com o prefeito municipal, vereadores, membros da Defesa Civil local, Capitania dos Portos e Corpo de Bombeiros, além de representantes da sociedade civil.
De acordo com o deputado estadual Gabriel Guerreiro, autor da proposta, o objetivo da visita é vivenciar as dificuldades das famílias atingidas pelas enchentes. Além disso, os deputados conhecerão as medidas já tomadas e as ações emergenciais que ainda precisam ser executadas pelos governos federal e estadual em apoio a esses municípios.

Nenhum comentário: