domingo, 24 de maio de 2009

A disputa é contra os próprios limites

No AMAZÔNIA:

Velocidade, força e precisão. Cada um desses elementos é rigorosamente calculado por superatletas como Maurren Maggi, medalha de ouro no salto em distância em Pequim-2008, e Fabiana Murer, recordista brasileira e sul-americana no salto com vara. Para elas, índices são mais do que os resultados nas provas. Significam o limite físico desses esportistas, verdadeiras máquinas de correr, saltar ou lançar. E é esse limite que Maggi, Murer e mais de 160 outros atletas do Brasil e de 33 países diferentes buscarão no 25º Grande Prêmio Brasil de Atletismo, hoje, às 8 horas, no Mangueirão.
Além de Maurren Maggi, outros cinco campeões olímpicos estarão na capital paraense em busca de índices de qualificação para o Campeonato Mundial de Atletismo, disputado em Berlim, na Alemanha, em agosto: o português Nelson Évora, número um do salto triplo; a neozelandesa Valerie Vili, ouro no arremesso do peso em Pequim-2008; a cubana Osleidys Menéndez, ouro no lançamento do dardo em Sidney-2000; o esloveno Primoz Kozmus, ouro no lançamento do martelo em Pequim-2008, e o polonês Szymon Ziolkowski, em Sidney-2000.
Mesmo sem a presença de Jadel Gregório, que sofreu uma contratura na coxa direita e não participará do GP, o salto triplo será a prova mais disputada da competição. O granadino Randy Lewis, campeão do ano passado, enfrentará Nelson Évora e o bahamiano Leevan Sands, ouro e bronze em Pequim-2008, respectivamente, além do cubano David Girat, campeão dos GPs de Fortaleza, Rio de Janeiro e Uberlândia em 2009. O cubano Yoandris Betanzos, primeiro do ranking na temporada 2009, também estará no páreo.
No salto em distância, Maurren Maggi se encontrará novamente com as americanas Brittney Reese e Grace Upshaw e a canadense Tabia Charles, adversárias da brasileira em Pequim-2008. Além das estrangeiras, a saltadora Keila Costa, segundo lugar no GP do Rio de Janeiro, também fará comapanhia à Maurren. 'Adoro saltar em Belém. E, neste ano, a prova estará bastante forte, com as americanas e a Keila em ótima forma', avalia a campeã brasileira do salto em distância, que prometeu ultrapassar os 7m no GP Brasil de Atletismo, como fez nas olimpíadas, ano passado.
Fabiana Murer tentará retomar o embalo que lhe rendeu o ouro na Copa de Stuttgart, na Alemanha, em fevereiro. No GP do Rio de Janeiro, a brasileira teve problemas com a vara novamente e acabou eliminada da prova. 'Dessa vez, eu conferi e todas as varas estavam comigo. Mas escolhi a errada', explicou a saltadora. Além de Maurren, Fabiana, Keila e Gisele, outros brasileiros também disputarão o GP de Atletismo com chance de subir no pódio: Kléberson Davide, campeão dos GPs do Rio e de Uberlândia nos 800m; Fabiano Peçanha, segundo lugar nos 800m no GP de Uberlândia; e Lucimar Moura, vencedora dos 100m no GP de Fortaleza.

Nenhum comentário: