sábado, 23 de maio de 2009

Capturado médico foragido da Justiça

No AMAZÔNIA:

O médico Césio Brandão, condenado a 56 anos de reclusão pela morte e emasculação de meninos em Altamira, foi preso ontem, às 5h na capital do Espírito Santo. Ele residia em Vitória e estava exercendo a profissão em um hospital público do Estado.
A prisão foi uma ação conjunta do Grupo Especial de Prevenção e Repressão às Organizações Criminosas do Ministério Público do Estado do Pará (Geproc), do Grupo Especial de Trabalhos Investigatórios do Ministério Público do Espírito Santo (Geti) e da polícia local.
No último dia 7, em outra operação conjunta, os MPs do Pará e Maranhão prenderam o também médico ginecologista Anísio Ferreira de Souza. Ele estava com a prisão decretada e era considerado foragido. Anísio foi preso em Imperatriz (MA) e hoje cumpre a pena de 56 anos de reclusão no Presídio Estadual Metropolitano I.
O coordenador do Geproc, promotor de Justiça Milton Meneses, afirma que após a prisão de Anísio, a equipe já previa a movimentação dos outros condenados e por isso estava atenta para prender o médico. Meneses disse que Césio exercia a profissão regularmente em um hospital capixaba e acreditava que poderia responder o processo em liberdade, contudo a decisão da Justiça já transitou em julgado, isto é, não cabe mais recurso. O promotor viaja hoje para Vitória e calcula que o médico deve ser transferido para Belém na manhã de domingo.
'Assim que chegarmos a Belém, Césio fará exames de corpo de delito. Após o exame, ele será apresentado ao sistema penal, e em seguida encaminhado a um presídio', disse o promotor. Milton não sabe para qual penitenciária Césio irá.
Crimes - Os crimes de emasculação em Altamira ocorreram de 1989 a 1993 e as vítimas, 19 meninos entre 8 e 14 anos, tiveram os órgãos sexuais extirpados em rituais de magia negra. A principal acusada pelos dos crimes, a vidente Valentina de Andrade Muñoz, está livre, pois o crime prescreveu em função da demora da Justiça na marcação de um novo julgamento. O julgamento de Valentina, em 2003, foi anulado, a partir de pedido do MP, que alegou quebra de incomunicabilidade entre os jurados. Valentina era líder da seita Lineamento Universal Superior (LUS) e autora do livro 'Deus, a grande farsa'. Ela é acusada do desaparecimento de uma criança e o assassinato de outra, em 1992, no Paraná. Na Argentina, crimes não esclarecidos são creditados à vidente.
O fazendeiro Amailton Gomes, condenado a 35 anos de prisão, ainda está foragido. 'A prisão dá uma resposta à sociedade. São pessoas de alta periculosidade que não podiam ficar soltas', diz a promotora Rosana Cordovil que atuou na condenação, no julgamento mais longo da Justiça paraense.

Nenhum comentário: