segunda-feira, 11 de maio de 2009

Belém, a capital da psicologia

A realização do 6° Congresso Norte Nordeste de Psicologia (CONPSI) em Belém coloca o Pará na agenda dos maiores eventos científicos e profissionais brasileiros. Pessoas de todos os Estados estiveram em Belém em virtude do evento. Após uma década se revezando a cada dois anos entre as capitais nordestinas, pela primeira vez o Congresso foi realizado no Norte, surpreendendo tanto em número de participantes como na qualidade dos trabalhos apresentados. De 6 a 9 de maio, no Hangar Centro de Convenções, cerca de 4.200 pessoas marcaram presença em torno de 700 sessões, com até 25 atividades ocorrendo ao mesmo tempo.
O 6° CONPSI foi uma oportunidade de mostrar para a sociedade as várias áreas de atuação da Psicologia e o que vem sendo realizado em termos de pesquisas, estudos de casos e atividades no Brasil. “Não podemos considerar o Congresso Norte Nordeste de Psicologia como um evento específico para as duas regiões e sim uma referência para todo o País. O 6° CONPSI foi excelente em termos de organização e do alto nível dos debates. Foi até difícil escolher entre tantas atividades”,diz a psicóloga paraense Lúcia Cavalcante.
O objetivo do Congresso foi compartilhar conhecimentos acadêmicos e profissionais, discutir políticas públicas para a área e promover o avanço da Psicologia no Brasil. Por isso reuniu psicólogos, pesquisadores, docentes e alunos de Psicologia e profissionais de áreas afins de todas as regiões do País. “Somos diversos em muitos aspectos, mas estamos muito próximos em objetivos. Queremos contribuir para uma sociedade onde seja possível ver a dignificação humana no rosto de cidadão”, diz Emmanuel Tourinho, presidente da Comissão Organizadora do Congresso.
De acordo com Emmanuel Tourinho, os conhecimentos adquiridos pelos profissionais paraenses durante o evento poderão ser aplicados na prática de imediato em programas de atendimento à população. “As interlocuções tendem a originar e dar continuidade a outras experiências e colaborações por grupos de pesquisa com a adesão da comunidade científica paraense”, completa.
Hoje cerca de 25% dos psicólogos atuam na área da Saúde, sobretudo no setor público. Nos hospitais eles integram equipes interdisciplinares no atendimento a doentes renais crônicos, com Aids, diabéticos, doentes terminais e crianças com câncer, entre outras. Mas os debates realizados durante o6º CONPSI apontaram novas áreas que despontam para os profissionais da Psicologia.
Um deles é o tema ambiental, onde os psicólogos podem atuar junto às comunidades amazônicas na questão do ambiente natural onde elas vivem. Outra área que ganha força é a Psicologia do Esporte, que envolve análise de programas para promover a eficiência do desempenho do atleta, a pressão em torno de resultados e vitórias, seja individualmente ou coletivo junto a clubes e federações. Junto com a Saúde Mental, a Psicologia Organizacional também foi assunto de destaque durante o Congresso de Psicologia.

Fonte: Assessoria de Imprensa do evento

Nenhum comentário: