terça-feira, 19 de maio de 2009

Ameaça de bloqueio

No AMAZÔNIA:

Profissionais da área de educação dos municípios de Irituia, Paragominas, Ipixuna, Aurora do Pará, Mãe do Rio e São Miguel do Guamá, fecham, a partir das 8h de hoje, a rodovia Belém-Brasilia, a BR-010, para protestar contra 'o total abandono em que se encontra a educação nestas cidades', subordinadas à 18ª Unidade Regional de Educação (18ª URE). Com o apoio total do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), os manifestantes dizem que vão colocar, à altura do km-14 da Belém-Brasilia, na entrada que leva à cidade de Irituia, mais de 200 pessoas para bloquear aquela rodovia, o único acesso de Belém rumo ao restante do País. Pais e alunos também devem participar da manifestação.
Em trecho da nota enviada pelos líderes da manifestação, 'A região nordeste encontra-se em total abandono no que diz respeito à educação, já que na região as escolas não estão funcionando por vários motivos como falta de professores para ministrar aula, serventes, vigias, transporte escolar e, principalmente, falta de escolas'.
Ainda, segundo a nota, 'o município de Irituia, por exemplo, tem salas de aula funcionam em barracões cedidos pela Igreja Católica, como acontece na comunidade de Bangu, localizada há oito quilômetros da sede do município. Além disso, na escola sede Maria da Conceição Malheiro, a única escola construída pelo Estado, há turmas com mais de 50 alunos, e isso é superlotação. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, determina que cada sala de aula só pode comportar no máximo de 35 alunos por turma'.

Nenhum comentário: