terça-feira, 4 de novembro de 2008

Simpósio na Unama debate a violência em Ananindeua

A Unama, através do projeto Observatório de Violência nas Escolas Núcleo Pará e do Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano, amanhã e quinta-feira, no campus BR, o I Simpósio sobre Violência e Segurança Pública de Ananindeua. O objetivo é promover um debate entre representantes de Estado, sociedade civil organizada e a comunidade acadêmica sobre o assunto. Além disso, o evento visa a coletar subsídios para contribuir na elaboração de uma proposta de Plano de Segurança Pública para o município de Ananindeua.
O Simpósio foi idealizado a partir de um projeto desenvolvido no município de Ananindeua, que, por sua vez, está ligado ao projeto do Governo Federal, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Segundo o coordenador do Observatório, professor Reinaldo Pontes, o Pronasci filiou alguns municípios do país para desenvolverem uma nova concepção de segurança pública e uma das linhas de atuação do programa é voltada ao conhecimento do estado sobre a violência no seu território. Para realizar o diagnóstico desses municípios, o Ministério da Justiça disponibiliza a transferência de recursos.
O Simpósio terá a participação de especialistas e professores dos Estados do Pará e do Rio de Janeiro que se dedicam ao assunto. Entre eles, o professor doutor Cezar Teixeira Honorato, do Observatório Urbano da UERJ; coronel PM Ubiratan Ângelo, da Universidade Cândido Mendes; professor Edivaldo Roberto de Oliveira, do Instituto Capemi de Ação Social; professor Reinado Pontes; Profª. Ms. Rosália da Silva (Unama); coronel PM Moisés Leal da Silva, Guarda Municipal de Ananindeua; e Odon Marcio Babosa da Silva, representante da Secretaria de Assistência Social de Ananindeua.
A partir das 19h de hoje, o professor Cezar Honorato também ministrará palestra no auditório B-100 do campus Alcindo Cacela. Abordará o tema: “Urbanização, Favelização e Violência”. O evento é uma oportunidade para discutir sobre o processo da urbanização e de que forma ela contribui para a violência nas grandes cidades. O público entenderá quais as principais causas do crescimento da criminalidade e se a favelização é, de fato, um dos principais fatores para esse aumento. A entrada é franca.
O professor Cezar Honorato é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense e Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal Fluminense (UFF), além de consultor internacional da Agência Habitat e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Com informações da Assessoria de Imprensa da Unama

2 comentários:

Anônimo disse...

Será o que o título da matéria não deve ser "SIMPÓSIO NA UNAMA, EM ANANINDEUA, DEBATE A VIOLÊNCIA" ou "SIMPÓSIO NA UNAMA-BR DEBATE A VIOLÊNCIA"?

Da forma como está no título, parece que a violência é só de Ananindeua!

Obrigado pela correção.

Poster disse...

Grande Anônimo,
Mas acho que o simpósio vai, sim, discutir a questão da segurança - e portanto da violência - apenas referente a Ananindeua.
Acho que é isso.
Abs.