sábado, 1 de novembro de 2008

Sem-toras são expulsos de reserva pelo Ibama e pela PM

No AMAZÔNIA:

Agentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Altamira e policiais militares, realizaram uma operação para expulsar sem-toras que haviam invadido uma área de reserva natural em Pacajá, Sudoeste do Estado. A ação, realizada nos dias 22 e 23 deste mês, cumpriu determinação da Vara Agrária de Altamira e tinha objetivo acabar com a exploração ilegal de madeira em uma grande área de reserva ambiental particular em Pacajá, que foi alvo de denúncia do programa Fantástico, da TV Globo, no final de setembro.
No primeiro dia da operação, dois agentes do Ibama, um oficial de Justiça e quatro policiais militares entraram no 68 km da vicinal São Vicente, mais conhecida como 'Vicinal do Adão', no Km 258 da rodovia Transamazônica (BR-230) - sentido Altamira-Marabá - em Pacajá por volta das 4h. Nesta primeira fase da diligência, que durou até as 21h, foram encontrados cerca de 30 invasores, que, ao verem as caminhonetes do Ibama se aproximando se embrenharam na mata.
Os agentes deram continuidade à ação no dia seguinte, regressando à área por volta das 2h. Eles destruíram três barracões que serviam de base para os invasores, apreenderam gasolina, óleo queimado e motosserras. Os policiais checaram todos os barracões montados, mas ninguém foi encontrado e preso. Os sem-toras, que há quase dois anos tentam se apoderar da área, fugiram e deixaram para trás um rastro de destruição e exploração ilegal.
A operação achou quatro pátios de toras montados no meio da mata, cujo volume de madeira foi estimado entre 500 e 600 m3. Também foram apreendidos na Transamazônica um caminhão de carregado com cerca de 22m3 de madeira ilegal e uma carreta de madeira serrada, com 40m3, que ficaram em Anapu, sob guarda da PM local.
O gerente do Ibama em Altamira, Roberto Scarpari, que comandou a operação, disse que ficou claro que os invasores estavam praticando crime ambiental na área, que possui uma grande quantidade de espécies vegetais com alto valor comercial. Segundo o gerente, o Ibama já havia fiscalizado a área antes, quando também foi constatado a ação dos sem-toras. Ele disse que o Ibama está de prontidão e que vai retornar a área no menor sinal de que os sem-toras querem retornar à região.
Scarpari informou que os agentes do Ibama encontraram vários tratores, caminhões e maquinários usados para explorar a madeira, todos transitando em sentido contrário, rumo à Transamazônica. Os motoristas dos caminhões e máquinas disseram que eram funcionários de um plano de manejo existente na região, mas não apresentaram qualquer documento para os agentes do Ibama. Mas como não foram pegos em flagrantes, os maquinários não puderam ser apreendidos.
A operação realizada pelo Ibama e Polícia Militar pode significar o fim do clima de tensão no município de Pacajá, que sofre com as ações dos sem-toras desde o início do ano passado. O grupo de invasores é liderado por Antônio de Sousa, conhecido como 'Sorriso', que estava insuflando um grupo de pessoas a invadirem as áreas privadas em Pacajá, com o objetivo de roubar a madeira destas áreas. Algumas pessoas que estavam sendo iludidas por 'Sorriso' foram encaminhadas ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pacajá, para que possam saber como conseguir um pedaço de terra de maneira legal.

Nenhum comentário: