domingo, 16 de novembro de 2008

PT e PMDB no caminho do rompimento. É 2010 à vista.

Sempre por dentro, o jornalista Ronaldo Brasiliense conta em sua coluna Por Dentro, em O LIBERAL deste domingo, que o governo Ana Júlia - ou antes a Democracia Socialista, tendência que dá as cartas no governo petista – está em processo de desembarque da aliança com o PMDB de Jader Barbalho.
Os motivos são aqueles bastante conhecidos e que se resumem em apenas um número, ou melhor, em um ano: 2010.
A DS caiu na real e percebeu o que era previsto desde 1º de janeiro de 2007, quando Ana Júlia Carepa tornou-se a primeira mulher a governar o Pará, desbancando 12 anos de sucesivos governos tucanos: que a aliança entre PT e PMDB, como os amores cantados nos versos de Vinicius, seria eterna enquanto durasse, posto que é chama.
E assim está sendo.
As eleições municipais de outubro passado, quando Ana Júlia ficou na dela, muitíssimo na dela, enclausurada numa suposta neutralidade que favoreceu o prefeito Duciomar Costa, em desfavor de seu adversário, o peemedebista José Priante, sinalizaram que o governo petista nada faria para encorpar o pirão de Jader.
Pois o que Ronaldo informa é justamente isto: a DS já percebeu que se o rompimento do PT com Jader não ocorrer agora e já, o cacique peemedebista continuará cevando sua influência no governo do Estado por meio dos cargos que o PMDB detém até chegar 2010, quando ele, Jader, se aliará aos tucanos para disputar o governo do Estado com quem... quem... quem...?
Para disputar, é claro, com o PT de Ana Júlia, com o PT da DS. Para disputar com o PT, enfim.
Esse é mais ou menos o enredo.
Resta saber se, ao final do enredo, haverá um gran finale.
E, se houver, resta saber quem serão os protagonistas do gran finale.
Quem serão?

8 comentários:

Anônimo disse...

Gente eu fui a uma reunião em que estava lá a Elcione e o Halmélio Sobral , o amigo 0000001 da do Beto e Estanislau Carepa sobre tudo nos negócios que tem com Filipe Alves (o condenado no TRF1). Estavam aos titititititititititititititis . O que será que tramavam ????? Diga com quem andas que direi o tramas ...

Anônimo disse...

Vindo de um jornalista de O Liberal há de se desconfiar.Nesta terra é assim,o que vem de um jornal falando do outro lado, sempre tem que ser ponderado.

Anônimo disse...

Do www.juventudeempauta.blogspot.com:

Nessa sexta-feira, Charles Alcantara foi eleito com 56% dos votos o novo presidente do Sindtaf, representação de classe dos auditores fiscais do estado do Pará. Uma votação expressiva que traduz a confiança da categoria de que ele conduzirá as negocições laborais com a necessária autonomia e conhecimento de causa.


Como coordenador da candidatura petista ao governo do estado em 2006, Charles foi o estrategista da vitória do primeiro governo de esquerda paraense, fruto de muitas lutas por direitos humanos, no campo e na cidade, que produziu mártires e referências na administração pública como já lendário Governo do Povo (1996-2004). Neste processo enfrentou e derrotou os que viam no possível governo uma oportunidade de negócios e esquemas.


Assumindo o cargo adequado à tarefa que desempenhou na campanha à convite da governadora, a Casa Civil, sua gestão foi sinônimo de estabilidade política e governabilidade parlamentar e social. Com realismo político tenaz, sensibilidade humana e social aguçada, avesso ao sectarismo, mas com firmeza na defesa e cumprimento do programa que elegeu Ana Júlia, Charles lutou até o fim para que esta fosse uma experiência de causas e direitos e não de interesses.


Acusado de ser flexível demais nos acordos, argumento de quem liberou o fisiologismo e as piores práticas políticas e de gestão após sua saída, "Mr. Johnson" - apelido dado pelo grande Juvêncio de Arruda - foi excomungado sem maiores esclarecimentos, num show de carreirismo e covardia (aquela que não é usada pelo forte contra o fraco e sim intrínseca aos ratos e medrosos), praticados pelo seu sucessor e pelo líder nacional da DS (tendência petista que se impõe no governo por ser a da chefa do executivo estadual).


Agora nos braços dos trabalhadores, ele, como dirigente sindical, certamente não trabalhará pela derrota do governo que foi peça-chave para eleger, mas sim para fazê-lo reencontrar-se com os rumos das boas causas através da luta social.


O sindicalismo não é nenhum retrocesso político para ele. Essa pode ser a visão da burrocracia iluminada hora no poder. É, na verdade, mais um desafio na vida do típico filho do proletariado que Alcantara sempre foi: rebento de trabalhadores, pai precoce, lutador incansável para graduar-se com qualidade em economia, auditor fiscal concursado e político dos mais hábeis. Ele saberá dar o brilho ao Sindtaf que sempre deu às cadeiras que ocupou nas dimensões de sua vida pessoal, profissional e política.


Charles é originalmente o que Gramsci conceituou de "intelectual orgânico", ou seja, o operário que formula e organiza a ação dos trabalhadores. Jamais o academacaco que não entende de povo e faz política como laboratório de teses mistas de plágios de outros autores e achologias mil.


Tenho orgulho de ser amigo e camarada deste homem honrado e radicalmente honesto e de ter gozado da confiança dele como Assessor de Juventude da Casa Civil, aliás, insight fruto de um entendimento do assunto que conta-se nos dedos quem dentro do governo possui.


Esse post o homenageia e a estende a todos os que optam pela dignidade revolucionária ante o acordo de compadres; a todos que escolhem os fracos no lugar dos fortes; a todos que não guardam seu socialismo para dividir exclusivamente com o Proseco e com o empresário-jornalista safado.

Anônimo disse...

Olha meu amigo paracharlesalcantara , realmente você deve ter sido muito chegado a ele e também deve ter ganho algum DAS dele. Esse rapáz foi um desastre no Governo Ana Jatobá, perdendo apenas para ela e pro Puty. Por vaidade defenestraram o Guedes, o Mario Cardoso, isso me referindo apenas aos do PT,claro que faltaram ai a secretaria de segurança,bem deixa prá lá . Contudo ele deixou seus tentáculos na máquina do Estado , graças lembraram e Exoneraram seu sogro da Sespa, contudo nomearam uma pior pro lugar dele. Mas pelo que me consta recentemente saiu uma listinha de parentes dele ainda agarrados aos DAS no Estado , sem falar de sua esposa que era ou ainda é ASPONE da Ana na OSs da Joana . Pobre de nós com esses por ai .
Sai pralácahrles

Anônimo disse...

A "frouxura" da nossa governadora é tanta que isso nao ocorrerá... morre de medo de não se reeleger... por isso nada fará... vai aguentar caladinha e cederá mais e mais espaços ao PMDB em 2009

Anônimo disse...

Paulo uma fonte segura do PSDB me falou que o Jáder vive ligando para o Jatene dizendo "NÓS TEMOS QUE TIRAR ESSA MULHER DO PALÁCIO ELA É UM FIASCO" com certeza já visando ser Senador e indicar o vice na chapa encabeçada pelo Jatene.
Coitada da Ana Jatobá

Poster disse...

Anônimo das 20:18,
Coitado é do Pará.
Ah, coitado!
Abs.

Anônimo disse...

O Espaço Aberto é show de bola mesmo!
Nas caixinhas de comentários a gente fica sabendo muito, muito mais do que imagina...rs
E é bom pois todos os lados se manifestam, a "coisa" vem a tona!
Tudo igual na política, como sempre, infelizmente.
Mudança...então tá.