segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O conceito de terrorismo, segundo Jose´Dirceu

No blog do Zé Dirceu, os três últimos parágrafos de um artigo em que questiona os que acusavam os que combateram a ditadura de terroristas:

[...]
Eram terroristas os que se levantaram contra um Estado terrorista, que derrogou pela força a Constituição de 1946, revogou as prerrogativas da magistratura, extinguiu os direitos e garantias individuais, pôs fim às eleições diretas para presidente da República, governador, prefeitos de capital e áreas de segurança nacional, e de um terço do Senado? Eram terroristas os que se levantaram contra um Estado que implantou a censura prévia, institucionalizou a tortura e o assassinato político, extinguiu o direito de greve, de organização e de manifestação?
Então Nelson Mandela, da África do Sul, é um terrorista? Daniel Ortega, da Nicarágua, também? E os que lutavam contra o nazi-fascismo eram terroristas? Os que ocupam hoje o poder e o governo nos Estados antes governados por ditaduras como no Chile, Uruguai e Argentina, são terroristas?
Evidentemente que não. Espero que a Justiça, ao examinar um dia essa questão, antes de mais nada, decida que o regime que vigorou no país com base no golpe de Estado de 1964 era ilegal e inconstitucional. E os que lutaram contra ele, os que se insurgiram contra a tirania, tinham direito líquido e certo de fazê-lo, reconhecido pela carta das Nações Unidas. Tinham o direito de lutar em defesa da liberdade. São, portanto, democratas e não terroristas.


Para ler todo o artigo, clique aqui.

3 comentários:

Anônimo disse...

...ficando ressalvados os casos de assassinato de inocentes; explosão de bombas com mortes de ilustres desconhecidos; execução de sentinelas de quartel e afins.
Fica faltando esse "complemento", não?!
Se não, Zé, fica parecendo filme sem bandido, só mocinho, de ambos os lados.

Anônimo disse...

Zé Dirceu era comunista na época, não um democrata. Não lutava para derrubar uma tirania, mas para substituí-la por outra.

Anônimo disse...

É anônimo das 15:50, era comunista e comia criancinha e por isso não tem moral para criticar uma ditadura que, com certeza tem sua aprovação, não? Eu só queria saber de onde voce tirou a informação de que ele queria substituir uma tirania por outra. Isso é que é comentário vazio!