terça-feira, 18 de novembro de 2008

Escola continua aberta

No AMAZÔNIA:

Com a notícia do fechamento de todas as unidades do Colégio Rui Barbosa, alunos e familiares se reuniram na manhã de ontem no prédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), onde foram em busca de informações sobre o futuro das escolas. Nas unidades das avenidas João Paulo II e Pedro Miranda, assim como da rodovia Augusto Montenegro, as aulas foram ministradas normalmente. Na escola do Maguari, fechada há uma semana, a diretora não permitiu a entrada da equipe de O LIBERAL e Amazônia.
O parecer que pediu o fechamento da rede de escolas foi emitido, por unanimidade, pelo Conselho Estadual de Educação depois que o grupo de técnicos da Coordenação de Documentação Escolar (Codoe) da Seduc, comprovou diversas irregularidades cometidas pela direção da escola entre 2000 e 2008.
Segundo o presidente do Conselho, Roberto Ferraz, as atividades nas escolas Rui Barbosa deveriam ter sido encerradas ontem. O que não aconteceu, pois em três, das quatro escolas por onde a reportagem passou, as atividades estavam normais.
Atualmente cursando administração de empresas, a ex-aluna Tamyres Melo concluiu o ensino médio no colégio Rui Barbosa no ano passado. Com a notícia do fechamento, Tamyres ficou sabendo que seus documentos escolares não teriam validade. 'Não aceito me submeter a outra prova pra testar meus conhecimentos de jeito nenhum. Exijo que a escola resolva isso. Como é possível um colégio funcionar há 60 anos com tantos problemas e ninguém vê isso?', questiona a estudante, que promete processar a direção da escola. 'Vou entrar com uma ação no Ministério Público por danos morais', afirmou.
Acompanhada do irmão, Alexandre Peres, Tamyres se juntou aos cerca de 100 alunos que foram em busca de informações sobre o fechamento das escolas. 'Não pensamos em devolução de dinheiro. Nada disso. Queremos que a escola se vire e evite esse transtorno aos alunos', lamenta Alexandre.
Para que os documentos dos alunos e ex-alunos que passaram pelo Rui Barbosa entre 2000 e 2008 tenham validade é necessário que um teste classificatório seja feito. O teste será realizado de acordo com a série e idade de cada um, em datas e locais estipulados pela Seduc, que publicou notificação no último sábado.
De acordo com a assessoria de imprensa da Seduc, a responsabilidade sobre o fechamento ou não das escolas Rui Barbosa cabe ao Conselho Estadual de Educação e que todas as informações sobre o teste classificatório que os alunos das escolas devem fazer estão disponíveis no site da secretaria.

Nenhum comentário: