terça-feira, 18 de novembro de 2008

Reajuste é discutido

No AMAZÔNIA:

Começa hoje a rodada de negociações entre os donos de escolas e pais de alunos sobre o valor das mensalidades para 2009. Pela manhã, representantes de pais de alunos, estudantes e de órgãos como Procon, Dieese, OAB e Ministério Público se reúnem para discutir sobre o acordo que deve ser firmado até a primeira quinzena do mês de dezembro. Além do reajuste no valor das mensalidades escolares, o acordo envolve ítens como o desconto concedido aos pais que têm mais de um filho matriculado na mesma instituição. Não participam desta primeira reunião representantes do sindicato das escolas. 'O objetivo desta reunião é formatar a pauta que será apresentada aos empresários, por isso eles não participam desta, mas presenciarão todas as outras (reuniões) que estão por vir', justifica Roberto Sena, economista e supervisor técnico do Dieese.
O encontro, marcado para as 10 horas, no prédio da Secretaria de Justiça do Estado, não deve durar mais do que uma hora, segundo Sena. 'Há 13 anos realizamos reuniões no final do ano para discutirmos sobre o reajuste da mensalidade escolar. Tradicionalmente, o primeiro encontro é tranqüilo, já que pais e estudantes têm interesses comuns. Este ano não deve ser diferente. Esta novamente será uma reunião rápida. Apenas uma prévia das outras que teremos até a metade de dezembro', explica Sena. Outro motivo para o não prolongamento do encontro de hoje é a falta de dados concretos acerca da taxa de inflação. 'Hoje a taxa de inflação que conhecemos, 7%, é refente ao mês de outubro. Porém, para nossas negociações com os donos de escolas usamos a inflação do ano, por isso acabamos estendendo a decisão final para dezembro', afirma.
Segundo o economista, ainda não é possível determinar a taxa anual da inflação, mas ele acredita que a variação será pequena e possivelmente terminaremos o ano com a mesma taxa do mês de outubro. 'É possível que 2008 termine com uma inflação de 7%, mas certamente os donos de escolas particulares apresentarão uma proposta de reajuste bastante superior a esse número. Já esperamos por isso, porque esse é um fato que se repete todos os anos. Confirmando essa suspeita usaremos como argumento a taxa de inadimplência do pagamento escolar, que no Estado chega a 30%. Aumentar demais a mensalidade seria como dar um tiro no próprio pé', argumenta.
Sena acredita que os empresários paraenses seguirão a proposta de reajuste apresentada pela Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), na última segunda-feira (10). A Fenep defende um reajuste de 10% nas mensalidades.
Hilton Durans, presidente da Associação de Pais e Alunos Intermuncipais do Estado do Pará (Apaiepa), acredita que ainda é muito cedo para começar a discutir o valor da mensalidade escolar para 2009. 'Acho que essa reunião foi marcada com muita antecedência. Não podemos discutir muita coisa sobre reajuste sem ainda conhecermos o índice da inflação'.

Nenhum comentário: