terça-feira, 18 de novembro de 2008

Dom Erwin Kräutler é homenageado com Prêmio Verde

O Prêmio Verde das Américas 2008, categoria Direitos Humanos, vai ser entregue ao bispo prelado do Xingu (PA) e presidente do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), dom Erwin Kräutler. A homenagem está marcada para 27 deste mês, às 9h30, no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília.
Outros homenageados receberam a comenda durante o 8º Encontro Verde das Américas, o "Greenmeeting", entre os dias 9 e 11 de setembro. Dom Erwin, no entanto, não pôde estar presente.
O "Greenmeeting" é um Fórum que visa propor soluções sustentáveis para as principais questões socioambientais do Brasil, das Américas e dos demais continentes.
O objetivo do Prêmio Verde das Américas é homenagear personalidades e instituições que têm, ao longo dos anos, contribuído para o desenvolvimento, a preservação ambiental do planeta e a melhor qualidade de vida. Apenas uma personalidade ou instituição em cada categoria, recebe o Prêmio. O bispo do Xingu foi indicado por diversas autoridades e comunidades indígenas.

Um comentário:

Unknown disse...

Conheço D. Erwin,
Ouvi falar dele a primeira vez como o bispo do Pacal.
Ele tem lado. É um lutador solidário. Sempre que precisei ir ajudar o movimento de saúde da transamazônica ( a seu convite ou dos movimentos sociais) ficava lá com os padres e com ele (bispo). Onde era mais seguro. Participamos do Conselho Estadual e fomos a uma conferência de saúde na década de 90 dentro do 51 bis, em altamira, e ele, do lado dos usuários e dos que mais precisam da atenção à saúde. É um ser que ultrapassou fronteiras e veio se abrigar com os povos da floresta para contribuir com sua defesa. O lado da igreja que se preocupa com o povo.
De longe, me congratulo e longa vida para D. Erwin.