terça-feira, 18 de novembro de 2008

Ator e palhaço paraense lança curta "Cegueira"

Na Folha de S.Paulo:

Ex-feirante, ex-dono de restaurante, ex-terapeuta corporal de pacientes com transtorno mental e dependentes químicos, atual palhaço de festas e ator, o paraense Herculano Almeida, 50, estava desempregado, sem dinheiro e recém-chegado a São Paulo quando decidiu fazer um filme. Com um cartão de crédito com limite de R$ 2.500 e a idéia de cobrar R$ 100 de cada ator, Almeida fez um curta de 12 minutos baseado na obra "Ensaio sobre a Cegueira", de José Saramago. Sim, a mesma que inspirou o longa mais recente de Fernando Meirelles. Mas "bem antes" de Almeida saber que o diretor de "Cidade de Deus" havia tido a mesma idéia.
Foi em 2007 que, com uma mini-DV emprestada, um microfone de mesa e um computador com software de edição, Almeida começou a jornada de dez meses da sua primeira incursão como diretor de cinema.
Treze horas foram gravadas em locações paulistanas como o Minhocão (viaduto onde Meirelles também rodou algumas cenas), sem autorização, em meio a mendigos, ameaças de furto e imagens desfocadas.
Entre os atores que pagaram para estar no curta, a maioria não é profissional. "A gente foi encontrando os atores: amigos, colegas de Fátima Toledo [curso que freqüentou]..." Uma das participantes, ele escolheu após saber que ela "gostava de filme europeu"; outra, ao ganhar um longo abraço.
O resultado é que a maior parte dos diálogos acabou sendo cortada, segundo ele, por causa do resultado constrangedor das interpretações. "A gente resolveu poupar os atores."
Mas o corte final agradou ao diretor estreante. "Ficou orgânico. Dei para uma amiga ver e ela disse que teve vontade de vomitar no começo do filme. Eu digo: "É essa sensação que eu queria passar"."
Já do longa de Meirelles ele não gostou tanto: "Quando comecei a ver, disse assim: "Poxa, é difícil você colocar o que está no livro no vídeo, né?". Achei aquela coisa do cara ficando cego no meio da rua... Nossa! Achei muita coisa forçada, sabe? Não sei se é porque eu tinha lido o livro, tem esse negócio também. Achei, assim, careta. Tenho que ver de novo... Mas saí um pouco decepcionado."
Quem quiser comparar os dois "Cegueira", porém, terá que esperar. O curta, que estreou no último dia 6, na Cinemateca Brasileira, dentro de projeto dedicado a novos realizadores, não tem outras datas de exibição definidas. Almeida, que já sonha em ter Saramago e Meirelles como espectadores, começa agora a inscrever sua obra em festivais.

Nenhum comentário: