domingo, 23 de novembro de 2008

Círio louva Nossa Senhora das Graças

No AMAZÔNIA:

A comunidade católica do distrito de Icoaraci celebra hoje o 56º Círio em louvor a Nossa Senhora das Graças. Este ano, a festa religiosa tem o comando da educadora Maria de Belém Cavalcante Lessa, que há 10 anos realiza trabalho de evangelização na comunidade. O convite partiu do padre Raimundo Possidônio Carrera, pároco das paróquias de São João Batista e de Nossa Senhora das Graças. O tema do Círio será 'Maria, eis teus filhos que clamam por vida e paz', numa referência à Campanha da Fraternidade. 'Na verdade é um grito pela necessidade que todos nós temos em ter paz e tranqüilidade em nossas vidas', explicou a coordenadora.
O Círio de Nossa Senhora das Graças começou com a realização da Semana Mariana, no mês de outubro, após a missa do Envio, de bênçãos das imagens que foram utilizadas nos encontros cristãos nas residências de Icoaraci. 'Este ano, conseguimos fazer a peregrinação com 140 imagens. Visitamos os lares de pessoas que não têm condições de vir até a igreja, mas que precisam ter este momento de fé e reflexão em suas vidas', explica Maria de Belém.
A festa em homenagem a Nossa Senhora das Graças começou ontem com a trasladação da imagem do Colégio N.Sª de Lourdes para a Igreja da Matriz. Após a missa e a inauguração da iluminação da igreja, a imagem ainda percorreu as ruas da vila de Icoaraci, chegando à capela de São Sebastião, no Cruzeiro, de onde sairá em grande procissão na manhã de hoje.
Homenagens – Sobre as tradicionais homenagens com fogos, a coordenadora Maria de Belém disse que tudo foi inspecionado pelo Corpo de Bombeiros. A idéia é garantir segurança para os romeiros durante as procissões da trasladação e do Círio. Cerca de 36 escolas participam do trajeto em resposta ao convite da paróquia de Nossa Senhora das Graças.
A berlinda de Nossa Senhora das Graças contou com o trabalho de 15 mulheres da comunidade, que se empenharam em angariar recursos para ornamentar o carro, onde é colocada a imagem de Nossa Senhora. O grupo de devotas também coordenou os trabalhos de decoração das igrejas de São Sebastião e da Matriz. E como acontece há vários anos, a berlinda será ornamentada por João Guilherme Rufino.
Já a tradicional corda, símbolo da fé e devoção do povo icoaraciense, veio do estado da Bahia e foi doada pelo vereador Mário Correa. Após a festa religiosa, a comunidade de Icoaraci terá programação cultural especial. Em 25 barracas serão comercializadas bebidas e comidas típicas. A festa deverá encerrar após 15 dias da realização do Círio com o tradicional show pirotécnico na praça da Matriz.

Nenhum comentário: