terça-feira, 11 de novembro de 2008

Bairros se preparam para o Fórum Sócia Mundial

No AMAZÔNIA:

A menos de dois meses para o Fórum Social Mundial, o encontro que deve reunir mais de 80 mil pessoas em Belém em janeiro do próximo ano, os moradores dos bairros do Guamá e Terra Firme participam de uma semana de mobilização. Organizado e executado por lideranças comunitárias do bairro da Terra Firme, a primeira edição do 'Fórum na Praça' vai até domingo, com palestras, seminários e atividades culturais em igrejas, escolas, centros comunitários e praças dos bairros. Na programação, há oficinas de reciclagem, dança e artes, além de uma mostra audiovisual e um campeonato de queimada GLBT.
'Nos debates, a comunidade da Terra Firme é convidada a discutir os problemas do próprio bairro', explica a integrante do Grupo de Facilitação (GF) do Fórum, Déa Melo. 'Estão em pauta temas como a sexualidade precoce dos jovens, a violência e o uso de drogas, por exemplo. Temas discutidos aqui na Terra Firme e que não são diferentes dos discutidos em outras comunidades ao redor do mundo'.
A programação do 'Fórum na Praça' foi iniciada ontem na Igreja de São Domingos Gusmão. As lideranças comunitárias são as responsáveis por levar adiante a missão de envolver os moradores do bairro com as discussões que vão ser travadas durante o evento. Cultura da Paz, saneamento e educação estão entre os temas que serão discutidos dentro do 'Fórum na Praça'. Além dos debates, a programação da semana conta ainda com apresentações de grupos folclóricos tradicionais da comunidade.
'Foi uma surpresa boa descobrir essa efervescência de tantos movimentos culturais na Terra Firme e perceber que eles estão organizados. Desde rodas de capoeira, bois, música, passando pelos centro comunitários que realizam atividades na comunidade', diz Luis Paulo Amador, integrante do Grupo Facilitador.
A semana do 'Fórum na Praça' terminará com um encontro político-cultural na praça principal do bairro, em frente à igreja de São Domingos Gusmão, no domingo, dia 15 de novembro.
O Fórum Social Mundial será realizado nos campi da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), entre 27 de janeiro e 1º de fevereiro de 2009. Mais informações sobre o FSM2009 podem ser consultadas no site www.fsm2009amazonia.org.br.

Nenhum comentário: