domingo, 9 de novembro de 2008

Azulão só tem uma opção

No AMAZÔNIA:

Quando venceu o Rio Branco-AC por 3 a 2 fora de casa na primeira fase do octogonal decisivo da Série C do Campeonato Brasileiro, quebrando uma invencibilidade de quase dois anos do Estrelão na Arena da Floresta, o Águia habilitou-se de vez a disputar uma das quatro vagas para a Segunda Divisão. Mas de lá para cá o time paraense oscilou bons e maus resultados. Sem vencer nas cinco últimas rodadas, o Azulão caiu da vice-liderança para a sexta, fora do G4. Por isso, o confronto de hoje à tarde com o time acreano ganha contornos decisivos para suas aspirações.
Curiosamente, na ocasião da vitória fora de casa, o Águia passava por um momento delicado na competição. Para muitos analistas ele já era carta fora do baralho. Foi por causa daqueles três pontos que o time voltou à disputa. Mas hoje a situação é bem mais complicada. Restam apenas três vagas, já que uma, matematicamente, é do Atlético-GO. O Águia já não depende exclusivamente dos pontos que conseguir dentro de casa, sendo que mesmo como mandante não tem conseguido fazer valer a vantagem.
Para vencer o Rio Branco o técnico João Galvão tem apelado ao lado psicológico. Ele tem conversado constantemente com os jogadores. Mas até quando vai o poder do discurso do treinador? Ele tem usado desse expediente há tempos e não consegue mais dar ao Águia o mesmo fulgor de outrora.
O que as palavras não escondem é que o elenco do time paraense mostra claros sinais de desgaste. Fisicamente e tecnicamente o Águia não é o mesmo de outrora. A equipe continua correndo até o fim e não se entrega, mas os erros de finalizações e de marcação além das jogadas saindo em menor quantidade são sintomáticos de um time que parece ter chegado ao seu limite.
Mesmo com a derrota no meio de semana, os demais resultados não comprometeram demais a situação do Águia. Sexto com doze pontos, o time paraense está a apenas quatro do vice-líder, o Campinense-PB. O próprio Rio Branco, lanterna com dez pontos, tem chances de classificação. Ou seja, fora o Atlético-GO todo mundo ainda está no páreo.
Mesmo estando na briga o Águia ainda é apontado como o principal azarão do octogonal. O site Chance de Gol (www.chancedegol.com.br) aponta o time paraense como o último entre os oito com chances de classificação, com 10,4%. O Campinense, segundo colocado com 16 pontos, tem 75,8% de conseguir uma das vagas, enquanto o Guarani-SP, que vem na quarta posição com 13 pontos, possui 74,4% de chances.
O Duque de Caxias-RJ, atualmente na terceira posição com 14 pontos, vem com 58,6% de chances em obter um lugar na Série B de 2009. O tricolor fluminense conseguiu quinta-feira uma vitória no STJD e foi liberado a participar do Campeonato Brasileiro do ano que vem em qualquer uma das divisões. O Brasil-RS, quinto colocado com 13 pontos, tem 46,6% de possibilidades em conseguir uma vaga.
O Confiança-SE, sétimo colocado com onze pontos, tem 18,7% e o Rio Branco, lanterna da chave com dez pontos, possui 15,4% de chances.

Nenhum comentário: