segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Adjunta da Seduc se despede da secretaria

Começa nesta segunda-feira o desmonte da equipe da secretária Iracy Gallo, a Bila, na Secretaria da Estado de Educação (Seduc).
Bila, uma das acusadas de improbidade administrativa no caso dos kits escolares, deve ter sua saída oficialmente anunciada até quarta-feira. Nesta segunda, ela participa do que será sua última participação num ato solene, a inauguração de uma escola em Marabá.
No portal da Seduc, a professora Socorro Brasil (na foto, extraída do site da Seduc), secretária adjunta de Ensino, se despede numa carta.
“Comunico-lhes que a partir de 31 de agosto deste ano, não estarei mais na Secretaria de Educação enquanto Secretária Adjunta de Ensino. No entanto, não encerra aqui minha luta em prol da educação, pois sou servidora desta casa há 23 anos. Assim, venho por meio deste expressar meus sinceros agradecimentos’, diz a professora.
A seguir, a carta na íntegra:

-----------------------------------------

Aos trabalhadores da Educação.

Comunico-lhes que a partir de 31 de agosto deste ano, não estarei mais na Secretaria de Educação enquanto Secretária Adjunta de Ensino. No entanto, não encerra aqui minha luta em prol da educação, pois sou servidora desta casa há 23 anos. Assim, venho por meio deste expressar meus sinceros agradecimentos.
“Da Vinci afirmava que só se pode amar aquilo que se conhece...”. Rubem Alves, ao contrário,diz que “só se pode conhecer aquilo que se ama. É o amor que busca o conhecimento.”
Concordo com Rubem Alves, pois foi pelo amor que tenho à Educação que aprendi a conhecê-la. Foi o amor que me levou a buscá-la mais e mais, a disputá-la, a defendê-la...
Como servidora desta Secretaria sinto-me responsável em cultivar esse amor e a semeá-lo no intuito de ver esse amor propagado.
Ao dedicar seu amor a alguém não se pretende com isso fazer-se feliz, mas fazer o outro feliz, pois sua felicidade, seu sorriso, seu entusiasmo e alegria, consequentemente, dará alegria e felicidade a quem o ama. Se quem ama de verdade não busca reciprocidade, não buscará, muito menos, remuneração, quer em ouro ou prata, porque ama.
Se luto e milito há tantos anos por uma educação de qualidade, digna, é porque sei que isso é possível, pois aprendi a conhecê-la. Quem ama cuida.
Devo salientar que essa amorosidade e encantamento não é algo inédito e tão novo, Freire já o anunciava e o defendia, mas é difícil colhê-lo. No entanto, podemos semeá-lo, cultivá-lo, pois é mágico e encantador ver a esperança brotando e frutificando nos olhos de nossos educadores, alunos e alunas deste Estado. É o prenúncio de uma educação melhor. Oxalá essa esperança não seja ofuscada por atos e ações que possam fugir do principal objetivo desta Secretaria e de educadores compromissados com “um ensino público de qualidade”. Somos responsáveis por isso, pois não é esse o princípio de um educador?
Citando novamente Rubem Alves, “amo aqueles que plantam árvores sabendo que não se assentarão à sua sombra. Plantam árvores para dar sombra e frutos àqueles que ainda não nasceram”. Isto se compara ao ato de fazer educação. Foi isso que fizemos, é isso que fazemos, é isso que, teimosa e bravamente, continuaremos a fazer, onde quer que estejamos.
Agradeço o desafio proposto. Agradeço por todo amor que me impulsionou a buscar mais conhecimento. Agradeço por cada semente espalhada (e que tenha sido em terra fértil). Por fim, agradeço a cada um que, sonhou, acreditou, somou, lavrou, militou (e continua a militar) por um projeto que visa uma Educação digna e de qualidade.
As sementes foram lançadas e germinadas. Que inúmeros girassóis possam nascer e iluminar outros sonhos.

Atenciosamente,
Profa. Socorro Brasil

5 comentários:

Anônimo disse...

Palavras, são palavras nada mais.
A práxis na Seduc foi triste.

Poster disse...

Hehehehe,
Não tenho, Anônimo.
Não tenho o que você me pediu.
Abs.

Anônimo disse...

Muito lero,lero, resultado que é bom, nota zero!D. Socorro Brasil e sua Turma. Agora, é tarde para chorar o leite derramdo. Uma coisa é querer, a outra é fazer! de boas intenções o inferno está cheio! realize mais e sonhe menos!vá em paz, que já é tarde!

Anônimo disse...

Impressionante a cara de pau...Tão amorosa na carta (quase choro) e tão truculenta na prática!

Anônimo disse...

Mas que ela é bem bonitinha, isso ela é!!!