sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Deputado apela por eleições em Mojuí ainda em 2009

O deputado Ítalo Mácola (PSDB) apelou, na Assembleia, ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral para que marque as eleições municipais em Mojuí dos Campos ainda para este ano, para que o pleito não coincida com o do próximo, em que serão escolhidos o presidente da República, governadores, senadores e deputados (federais e estaduais).
No dia 20 de agosto de 2009, lembrou Mácola, saiu a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que aprova um plebiscito realizado anteriormente duas vezes: em 1995 e 1999. Nas duas oportunidades, mais de 84% da população de Mojuí e de Santarém votaram a favor da emancipação.
As eleições não foram realizadas até hoje, pois o TSE não havia homologado os referendos. Apesar de criado, o município de Mojuí não poderia ser implantado. Mas o TRE do Pará cumpriu a lei e enviou toda a documentação, inclusive dos plebiscitos realizados e aguardava apenas homologação do plebiscito. E agora o TSE, por unanimidade, homologou o plebiscito no município de Santarém, viabilizando, assim, a criação do município de Mojuí dos Campos.
Com 32 mil habitantes distribuídos em 56 mil quilômetros quadrados, o distrito de Mojuí, segundo Mácola, já esperou muito por essa eleição. “Aquela população do oeste do Pará não suporta mais o esquecimento que vem enfrentando há anos”, afirmou.

Nenhum comentário: