quinta-feira, 10 de julho de 2008

Anulado concurso público de Marituba


No AMAZÔNIA:

O Tribunal de Justiça do Pará anulou na última terça-feira o concurso da prefeitura de Marituba (PA) realizado em março deste ano e que teve a disputa de mais de 30 mil candidatos. O motivo da anulação foi a ação movida pelo Ministério Público do Estado, que considerou ilegal o contrato realizado entre o município e a Escola Superior da Amazônia (Esamaz), instituição contratada pela prefeitura para promover o concurso. A Justiça pediu a devolução do dinheiro dos candidatos inscritos, fixando o prazo de 30 dias para o ressarcimento. Caso a instituição não cumpra com o pedido, poderá pagar multa de R$ 3 mil por dia.
O promotor de Justiça titular de Marituba, Paulo Ricardo Bezerra, afirma que a prefeitura do município não fez a licitação necessária para a escolha da instituição. 'A prefeitura contratou diretamente a instituição. Também recebemos denúncias em relação ao procedimento utilizado para a realização da prova, como questões clonadas e falta de fiscalização durante o concurso', diz o promotor. Bezerra conta que a inexegibilidade de licitação, ou seja, a contratação de serviços sem licitação, só pode ocorrer quando a instituição obter a especialidade do serviço comprovada.
O diretor de planejamento educacional da Esamaz, Reinaldo Gonçalves, afirma que todo o processo do concurso aconteceu na legalidade. 'Ainda não sabemos em que dados a Justiça se baseou para motivar essa decisão. Temos convicção de que tudo foi feito dentro da normalidade', enfatiza Gonçalves, que diz estar aguardando a notificação oficial da Justiça para poder tomar as providências cabíveis.
O concurso da prefeitura de Marituba foi realizado no dia 2 de março deste ano. Foram disponibilizadas 2.299 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior para preenchimento do quadro de funcionários públicos do município. Entre os cargos oferecidos estão os de serviços gerais, auxiliares administrativos, dentistas, enfermeiros, advogados, engenheiros, entre outros. Os salários variam de R$ 415 a R$ 4.000.

42 comentários:

Anônimo disse...

Foi realmente anulado o concurso de Marituba? Será que uma outra Instituição irá realizar a prova? ou vão devolver o valor da inscrição? Liguei para a unidade da Esamaz, e um tal de Sr. João me disse que não irão devolver o dinheiro pois a instituição vai recorrer da decisão judicial. Só isso que me falaram. Não dão mais informação nenhuma. Isso é um tremendo desrespeito. Os números dos telefones são 3223-9957 (unidade nazaré); 3224-7720 (unidade reduto); e 4005-0505 (unidade são braz) quem quiser pode ligar!! E se conseguir alguma informação consistente por favor, divulgue!! Onde devo então receber meu dinheiro de volta? Esse concurso foi um desastre, péssima organização, péssima instituição, a prova foi clonada, a fiscalização foi inadequada e no final quem sofre são os candidatos que depositaram credibilidade nesta instituição, acreditando de que se tratava de uma instituição séria e responsável. Sinceramente, como é possivel esse tipo de situação acontecer diante dos olhos de todo mundo "incluindo autoridades competentes" e ninguém faz nada?...Só no Pará mesmo, é triste saber que meu Estado tem sido cenário de coisas desse tipo...que vergonha!!!

Poster disse...

Anônimo,
É mesmo uma vergonha. O blog vai postar seu comentário na ribalta, na manhã desta quinta.
Abs.

Anônimo disse...

gostaria muito de saber ser poder ser devolvindo o dinheiro do concurso publico ser oa ficha de inscriçao

Unknown disse...

Eu quero e o meu dinheiro!!!
q vergonha em seu prefeito..

Anônimo disse...

onde devolveram nosso dinheiro ?

Anônimo disse...

realmente a organização do concurso de marituba estava pessima mas, as pessoas que estudaram, se esforsaram e foram aprovados no concurso tem o direito de assumir seus cargos ja que, fizeram por merecer e não tem nada a ver com a pilamtragem dos politicos dos nossos municipios, estados e do nosso pais. e o ministerio publico deveria obrigar que a prefeitura de marituba contratasse os aprovados de direito e resarcisse os que não foram aprovados isto seria o mais correto na minha opinião.

Anônimo disse...

um olá a todos,bom é muita tristeza este ocorrido provocado por estas entidades inresponsáveis, a falta de respeito é tanta que eu sugiro que todos nós nos reunissimos e provocassemos uma ação judicial comtra ambos ,prefeitura e ezamas pois tais feriram todo um conjunto de sentimentos de um cidadão.é fato que várias atitudes devem ser tomadas antes de querer organisar um comcurso;como estas entidades tiveram a coragem de se fazerem indiferentes a estas exigencias, que são leis de concursos,portanto como punição devem no mínimo chamar todos os aprovados pois foram capacitados com suas aprovações, enquanto ao restante devouver o dinheiro.para que isto não se torne exemplo futuro.somos cidadãos,estamos preocupados,perdemos tempo e tempo é dinheiro,estamos inseguros diante de outros comcursos, desanparados,abrimos mão de varias obrigações importantes para a dedicação deste comcurso em fim.....amigos isto não pode terminar como se nada tivesse acontecido.vamos lutar por um pará mais justo .

patrícia dantas disse...

hoje já são 28/07/2008 e nada nenhuma notícia,se eles vão ou não devolver o dinheiro isso sim é uma falta de respeito.Se alguém souber de alguma coisa por favor deixe o seu recado.

Anônimo disse...

Olá!
eu gortaria de me juntar a um grupo de aprovados dentro do numero de vagas nesse concurso para juntos entrarmos com uma ação judicial contra a prefeitura de marituba. quem tiver interessado por favor contate-me no i-mail: davidbsousa@yahoo.com.br
Obrigado.

Anônimo disse...

O interessante e que pra fazer o pagamento da inscrição foi um doçe, teve até prorrogação da data, agora que é pra falar em devolver o dinheiro, é um Deus nos aculda, não apareçe ninguém pra dar alguma satisfação, isso é que o poder público faz com os seu "eleitores", A prefeitura, o Ministério Público e a Esamaz, estão de "PARABENS". kkkkkkkkk

Anônimo disse...

Se as leis neste país fossem reformuladas, severas e realmente aplicadas nada disso teria acontecido.Foi um derespeito com todos os candidatos que apostam e sonham com uma estabilidade financeira,sendo muito mais difícil para aqueles que foram aprovados e ficaram dentro do nº de vagas ofertadas, como é o meu caso.Concordo plenamente com um dos depoimentos que comenta para reunirmos(os que foram classificados)e entrarmos na justiça contra a prefeitura e a Esamaz!!!! Afinal de contas, não temos culpa da irresponsabilidade dos envolvidos nas irregularidades deste concurso.De uma coisa tenho certeza:EU QUERO O MEU DINHEIRO DE VOLTA !!!!!!!

Anônimo disse...

Quero o meu dinheiro que trabelhei por ele e fiz um infeliz investimento me escrevendo neste concurso bomba!Sou cidadão e mereço respeito assim como todos que se inscreveram,vamos entar com processo!!

Prof. Alves disse...

A empresa Quem dá Mais ou ESAMAZ, simplesmente se cala. Não quer devolver o dinheiro? Quem aceita fazer maracutaias também faz parte dela. Quando eu sai da sala onde fiz a prova de Geografia já sabia que se tratava de fraude. Simplesmente 4 questões da prova foram anuladas, mas olhando friamente 90% da prova estava fora do programa.

Anônimo disse...

Olá a todos!
Também fiz o concurso de Marituba e achei uma tremenda falta de respeito. Mas o meu protesto é pelos erros gramaticais postados nesses comentários. Desculpe-me a todos, mas não me sinto bem em ver tantos erros gramaticais reúnidos em um só lugar. Então vamos prestar mais atenção na hora de escrever, principalmente nós que seremos futuros funcionários públicos.

** Isabel Cristina ** disse...

Bom dia a todos... isso realmente é uma vergonha sem tamanho, falam tanto sobre direitos humanos e agora nos tratam como indigentes! Alguem ja recebeu?Alguem ja teve alguma noticia? NADA!!!!! E o prazo ja se esgotou... Onde vamos buscar nosso suor que foi depositado naquela inscrição? Agora, cadê os anuncios? Nao tem mais outdoors,propagandas... Que tristeza... Por favor, quem souber algo, me avoise, que serei grata.
email:isabelcristinast@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Fui atrás para saber como receber o meu dinheiro de volta, já que o MP realmente anulou o concurso de Marituba. Pois bem, quando liguei para a prefeitura de marituba me informaram que não tem previsão, por enquanto, de devoluçao do dinheiro, pois a prefeitura entrou com recurso. A nós aprovados no concurso só resta torcer para o concurso ser validade. A quem quiser mais informações é só ligar para 3256-0891, é da prefeitura de Marituba.

Anônimo disse...

O anônimo que escreveu que não se sente bem vendo tantos erros gramaticais reunidos em um só lugar,também deveria se preocupar em escrever TODAS as palavras corretamente.Acho que realmente devemos escrever certo,porém quando criticamos construtivamente devemos dar o exemplo!!!!
Obs.: A palavra reúnidos que foi escrita no seu comentário não é acentuada!! OK ?

Anônimo disse...

acho que o concurso não deveria ser anulado, todos os que estão desejando que o concurso seja anulado são as pessoas que não passaram, logo, em vez de ficar aí torcendo pelo cancelamento do concurso, seria melhor ESTUDAREM!!!. É preciso ter consciência e respeito para com todos os candidatos aprovados. Portanto a melhor decisão é não anular o concurso!!! E respeitar os APROVADOS!!!!

Anônimo disse...

eu fiz o concurso, porém não tenho mais o recibo de inscrição,será que eu posso reaver meu dinheiro com a carteira de identidade

Anônimo disse...

Gostaria comunicar a Minha insatisfação com a anulaçao do comcurso de Marituba pois os maiores prejudicados naõ foi a prefeitura nem a esamaz mas sim os canditados pois se não tem jeito de manter o comcurso que o brigue os respomsaveis a devolver o dinheiro dos canditados desde já agradeço e espero aresposta

Anônimo disse...

Eu concordo com todo mundo que diz que devemos, em conjunto, entrar na justiça para requerer nossos direitos tanto dos que passaram, como eu, quanto dos que nao passaram mas querem também seu dinheiro de volta. Eu quero muito correr atras dos meus direitos, pois isso esta sendo uma falta de respeito com todos que participaram do concurso, e eu que passei como muitos outros, quero saber se tenho direito de mais alguma coisa alem de receber o dinheiro da inscriçaõ de volta???...

Anônimo disse...

Sr. Prefeito, quero saber quando é que o sr. vai devolver o dinheiro do concurso que nunca houve. Cadê a justiça do nosso país que deixa absurdos como este acontecer e até agora não fez nada para este prefeito ressarcir o povo. Nós,concurseiros precisamos pagar outros concursos. Portanto, quero meu dinheiro já!!!!

Anônimo disse...

Todos nós que fizemos este concurso, fomos vítimas de uma grande emboscada. Na escola onde fiz a prova, fiquei pasma, quando vi os candidatos passeando com o cartão oficial de respostas antes de começar a prova. Cadê a justiça que faz nada para obrigar este "tal prefeito" a ressarsir o povo deste investimento inútil. SR. PREFEITO, CRIE VERGONHA E DEVOLVA NOSSO DINHEIRO.

Anônimo disse...

Ola a todos e a todas. Sou advogado e venho acompanhando o desenrolar da Ação Civil Publica que o Ministério Público ajuizou para anular o Concurso Público da Prefeitura de Marituba.

De fato tanto a ESAMAZ como a Prefeitura recorreram da decisão do juiz de primeiro grau e na data de 25 de novembro a desembargadora relatora cassou a decisão do juiz de Marituba, dando novamente validade ao concurso. Da decisão cabe recurso.

Assim fiquemos atentos, se Deus permitir logo os concursados estarão assumindo os seus cargos.

Eis o teor da parte final da decisão interlocutória da Desembargadora MARNEIDE TRINDADE PEREIRA MERABET:
Parte final: "(...) com fundamento no artigo 112, XI, do Regimento Interno desta Egrégia Corte de Justiça e o artigo
557 § 1º A do CPC, considerando que a decisão recorrida apresenta evidente confronto com a jurisprudência do
Supremo Tribunal Federal, conheço dos Recursos de Apelação e Reexame, dando-lhes provimento para reformar a
sentença proferida pelo Juízo de primeiro grau e julgar totalmente improcedente a ação civil pública, tornando sem
efeito a decisão interlocutória de antecipação de tutela ratificada pelo juízo a quo na decisão atacada".

Flavi disse...

Muito obrigada pela sua preciosa informação, Lisbino!!!!

Porém, não achei esta informação na mídia e está difícil de acompanhar a relação dos aprovados, uma vez que não consta nada no site da ESAMAZ e no site da prefeitura de marituba é necessário fazer um cadastro pra verificar dados de concurso, porém esta página não se encontra disponivel para acessarmos.

Por isso, peço aqueles que sabem de informar algo a respeito destes dados que disponibilizem aqui.

Obrigada desde já!

Anônimo disse...

Bom dia a todos. Gostaria de dizer que precisamos fazer algo para resolvermos essa situação referente ao concurso de Marituba.Liguei para a Prefeitura essa semana e me informaram que o Ministério Público recorreu novamente e que o concurso está parado mais uma vez. Porém, todos sabemos que mudou de prefeito e, correm boatos de que o novo prefeito não quer convocar os aprovados.Precisamos fazer alguma mobilização, senão vamos continuar como marionetes.Aproveito a participação do advogado que postou seu comentário acima, para perguntar se , mesmo depois de homologado o resultado, o concurso ainda pode ser anulado e se o prefeito tem poderes "legais" para impedir a convocação dos aprovados.
Atenciosamente

Anônimo disse...

ouvi falar que seriam chamados em março osaprovados do concurso, mas não sei se procede essa informação.

Anônimo disse...

Sr. Lisbino, gostariamos muito de contar com a sua presença e de todos os demais aprovados, na 1ª reuniao que acontecerá na biblioteca da unama da BR no dia 26de janeiro às 18:00h, precisamos dar um basta em tanta injustiça, não podemos ser penalizados dessa forma. Maiores informações, adicionem o e-mail: aprovadosmarituba@hotmail.com

Unknown disse...

olá à todos, eu como muitos, fui aprovada no concurso de marituba. esta semana recebi um mai da diretoba financeira da esamaz, dizendo que o concurso não foi anulado! eu os ameacei dizendo q se n devolvessem meu dinheiro eu iria entrar com uma ação contra a instituição. e foi isso que ela me ralatou.
alguem já foi lá na prefeitua para saber a real versão deste concurso?

Anônimo disse...

Ministério público competente!,vamos resolver esta situação "obscura",que a ESAMAZ E A PREFEITURA DE MARITUBA "colocou" todos os candidatos que realizaram o certame,e que por interesses das instuições(ESAMAZ E PREFEITURA DE MARITUBA), muitos candidatos foram prejudicados,e além disso tratados com indiferença,pelas respectivas instituições.Pois tanto, a esamaz,quanto a prefeitura,não nos passaram confiança,à medida que muitas questões dos gabaritos não condiziam com a soma do resultado final do concurso!!! NÓS TODOS(CANDIDATOS DO CONCURSO) ESPERAMOS INVESTIGAÇÕES SÉRIAS,DESDE À INSTITUIÇÃO QUE ORGANIZOU O CONCURSO ATÉ A PREFEITURA!

Anônimo disse...

Sou um dos que foram aprovados no concurso.Fico indignado ao saber que o prefeito de marituba empregou na administração pública parentes e apadrinhados políticos. È por isso que ele não tem interresse de nomear. Precisamos nos unir e lutar pelos nossos direitos.Por favor quem tiver noticias atualizadas sobre o processo do concurso na justiça me informe, já que a prefeitura não dá nenhuma satisfação. O meu hotmail é marcusviniciusgoes@.com

joão junior disse...

Todos os que foram aprovados no concurso de Marituba devem se reunir e tomar as providencias necessáriasram. Até o presente momento, a partir de fontes internas da prefeitura, o concurso tinha sido homologado, mas a prefeitura disse que não tinha previsão para a convocação dos aprovados...

Anônimo disse...

Olá pessoal! Eu também fiz o concurso e passei. E estou desesperada, pois como vocês não tenho nenhuma notícia sobre o concurso. Creio que deveríamos nos encontar para descutir sobre o assunto. Se vocês estiverem disposto, me mandem um e-mail com o título "Marituba" para mcleolb@hotmail.com
Espero respostas. Vamos resolver logo essa situação.
Abraços.

Anônimo disse...

Galera tem uma comunidade no orkut,e lá tem uma nova comissão!!

Anônimo disse...

Olá pessoal! Não consegui nenhuma informação sobre o concurso de Marituba no sítio da Esamaz!!!
Por favor , se alguém souber sobre o andamento do processo de anulação na justiça, coloque sobre a sua tramitação. Fui aprovado em magistério e preceso trabalhar urgente!!! contatos:
celimau@bol.com.br

Anônimo disse...

Este concurso foi uma fraude, é só verificar o nome do advogado que passou em primeiro lugar(Antonio "Armando" amaral de Castro Jr) Filho do prefeito a época "Armando" pai!

Lucas R. disse...

Concurso fraudulento, hoje sou funcionário público em Santa Bárbara, porém minha mãe fez esse concurso e até hoje ela nunca viu o dinheiro ser ressarcido, lamentável, isso ecoa até hoje na administração de Marituba com diversos escândalos vindo a tona, e mais uma vez está na justiça o edital de abertura do concurso de 2017, provavelmente outra fraude.

Unknown disse...

Verdade passei 3lugar tec de Radiologia foi uma falta de respeito até hoje n devolveram o dinheiro

Unknown disse...

ALGUEM TEM NOTICIAS E DECISOES QUE TOMARAM SOBRE ESSE CONCURSO?

ALGUEM FOI CHAMADO?

Anônimo disse...

TB gostaria de saber como ficou esse concurso.

Anônimo disse...

Queria saber tb

Anônimo disse...

Como ficou o concurso da prefeitura de marituba de 2008