domingo, 30 de agosto de 2009

Desfile escolar terá cuidado com gripe

Por AVELINA CASTRO, do AMAZÔNIA:

O desfile escolar da rede pública estadual deste ano terá algumas restrições quanto ao número de participantes por conta da nova gripe, transmitida pelo vírus H1N1. A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) está orientando as escolas para que o número de participantes fique restrito a 300 alunos por unidade escolar. O mesmo cuidado está sendo tomado quanto ao número de pessoas nas arquibancadas. A ideia da secretaria é evitar aglomerações e uma possível proliferação da doença.
De acordo com o coordenador do desfile escolar da Seduc, Raimundo Pena, a secretaria resolveu também cancelar a tradicional cerimônia de abertura, que era realizada no ginásio da Escola Superior de Educação Física (Esef), porque o local é fechado. 'Estamos nos reunindo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) para que a secretaria possa esquematizar a forma educativa e preventiva que será usada nos desfiles', disse.
Pena explica que os desfiles escolares dos bairros não sofrerão alteração porque são realizados em locais abertos. Além disso, segundo ele, a programação da Semana da Pátria é ampla e prevê também a realização de caminhadas cívicas e feiras cívicas e culturais. 'Estamos trabalhando e tomando todos os cuidados necessários, orientados pela equipe técnica da Sespa, para que possamos ter um desfile com tranquilidade', disse o coordenador do desfile.
Cerca de 12 mil estudantes de 40 escolas, com pelotões de 300 alunos, no máximo, participarão do desfile na Aldeia Amazônica este ano. A coordenação do desfile está se reunindo com a Sespa e com a equipe técnica da Seduc para acertar todos os detalhes da programação na Aldeia e em todos os bairros onde os desfiles escolares são realizados. 'Estamos solicitando o assessoramento para a Sespa, que detém o conhecimento científico sobre a gripe, para definir todos os detalhes do desfile', ressaltou Pena. 'Em anos anteriores, algumas escolas levavam até mil alunos para o desfile, mas este ano precisamos reduzir esse número para evitar aglomerações e a possibilidade de proliferação da gripe'.
Os desfiles escolares dos bairros serão realizados de 2 a 4 de setembro em 20 bairros da Região Metropolitana de Belém (RMB), incluindo Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro. Segundo Pena, a Seduc também está se reunindo com as bandas das escolas para discutir a melhor forma de realizar o tradicional concurso de bandas, este ano, já que ele não poderá ser feito em locais fechados.

Nenhum comentário: